12.09.2023

Diáconos permanentes e suas esposas participam de formação em Cachoeiro

O encontro aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Penha

Diáconos permanentes e suas esposas participaram no último domingo, 10 de setembro, de um encontro de formação na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. A reunião serviu reflexões para fortalecer o papel e a missão dos diáconos e das famílias nas comunidades católicas. O encontro aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Penha, localizada no bairro Doutor Luiz Tinoco da Fonseca (BNH).

Iniciado com um momento de oração e partilha, Pe. Juliano Ribeiro Almeida, assessor da formação, deu prosseguimento aos trabalhos com a explicação sobre o tema: Eclesiologia e Teologia Pastoral.

Em um primeiro momento, o assessor falou sobre as características ou atributos da Igreja Católica: Uma, Santa, Católica e Apostólica. Em seguida, falou da importância do colegiado, do magistério da Igreja.

Em um segundo momento, teve como foco o Mistério da Igreja, visível e Invisível. Material e Espiritual.

E no terceiro e último momento, foi refletido sobre Teologia Pastoral tendo como eixo a Escuta da fé (hermenêutica), Explicação da Fé (especulação) e Aplicação da fé (prática).

Outra reflexão importantíssima não só para os Diáconos e esposas, mas também para o povo de Deus, foram os dez mandamentos para interpretação da Bíblia:

1 – Disposição sincera e orante para a escuta da Palavra

2 – Situar o texto no contexto histórico

3 – Buscar o sentido textual  (o que quis dizer o texto?)

4 – Buscar o sentido atual (hoje)

5 – Ler a escritura ....

6 – Por-se a linha da grande tradição da Igreja

7 – Considerar o texto dentro do conjunto do cânon da Escritura – (não pode ser isolado)

8 – Cristo como chave de toda Escritura

9 – Seguir as indicações do Magistério da Igreja

10 – Finalizar a leitura no Amor.

Na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim atuam 79 diáconos permanentes. De acordo com o sacerdote, cerca de 70% dos diáconos permanentes e as esposas puderam participar do encontro. Ele reforçou a importância deste momento para a atuação do casal nas paróquias.

“Foi um encontro de grande importância para nosso corpo Diaconal, do qual provoca em nós, um servir mais autêntico com um olhar na escolha preferencial de nossa Igreja: os pobres.”  Comentou o Diácono José Adilson.

○ Registros: