Notícias

14.09.2023

Caparaó terá romaria e apresentações culturais para alertar sobre preservação da terra e da água

O evento acontece nos dias 21 e 22 de outubro


A Diocese de Cacheiro de Itapemirim, no Sul do Estado, vai realizar a 1ª Romaria da Água e da Terra. O evento faz parte de uma programação cultural e religiosa que acontece nos dias 21 e 22 de outubro, em Pedra Roxa, no município de Ibitirama. 

Além da romaria, haverá rodas de conversas para as comunidades locais com temas sobre uso sustentável da terra e preservação nas nascentes. O encontro terá a presença no bispo diocesano de Cachoeiro, Dom Luiz Fernando Lisboa. 

De acordo com o Vigário Para Ação Social, Padre Evaldo Praça Ferreira, a programação atende um chamado do Papa Francisco, por meio da encíclica Laudado Sí. 

Nesse documento, a igreja é chamada a anunciar o cuidado com a Casa Comum, em particular a água e a terra, que são bens naturais importantes para a sobrevivência da população. 

Entre os objetivos estão o fortalecimento do homem do campo por meio do manejo adequado dos recursos naturais na garantia do bem viver da agricultura familiar e promover os empreendimentos da região.

Diante disso, a diocese de Cachoeiro organizou esse encontro para chamar atenção sobre a preservação desses bens. 

“A nossa Romaria nasce desse cuidado. Vamos até uma das principais nascentes do Rio Itapemirim, um dos principais rios da nossa região, para exaltar e mostrar para as pessoas o quanto a água e a terra são fundamentais para as nossas cidades, explicou o vigário. 

Além da romaria, segundo padre Evaldo, a ideia é reunir também os moradores ribeirinhos para que eles possam se conscientizar da necessidade da preservação desses rios. 

“Nossa expectativa é reunir cerca de 2 mil pessoas nos dois dias de evento e levar 43 paróquias para participar da romaria”, explicou o vigário. 

 

● Programação: 

○ 21 de outubro
A partir das 16 horas: Rodas de conversas, apresentações culturais como Folia de Reis, Boi Pintadinho, Moda de Viola, Quadrilha e feira de artesanato. 
Local: Praça da localidade de Pedra Roxa


○ 22 de outubro - Romaria 

07 horas: Chegada dos romeiros e café partilhado;
08 horas: Animação e Acolhida;
08h30: Troca de experiência e testemunho dos guardiões do Caparaó;
10 horas: Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano e concelebrada pelos Padres presentes; 
11h30: Caminhada com a cruz, até o rio Pedra Roxa e o fincamento do cruzeiro com a benção das águas;
12h30: Almoço e apresentações culturais

 

 

Mais Notícias