19.09.2023

Encontro das CEBs reúne cerca de 500 lideranças em Cachoeiro de Itapemirim

Cachoeiro de Itapemirim recebeu cerca de 500 lideranças religiosas e populares do sul do Espírito Santo neste domingo, 17 de setembro, para refletir sobre os desafios sociais, políticos e eclesiais da Diocese de Cachoeiro e seus impactos nas comunidades religiosas cristãs. É o Encontro Diocesano das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que aconteceu nas dependências do Centro Universitário São Camilo, no bairro Paraíso.

A atividade também foi um momento de reflexão do 15º Encontro Intereclesial das CEBs, de caráter nacional, que aconteceu em julho de 2023 em Rondonópolis, com a presença de mais de 1,5 mil pessoas de todo o Brasil, além de convidados de vários outros países.

As CEBs são vinculadas principalmente à Igreja Católica e seus integrantes são fiéis leigos e leigas e membros do clero inseridos em pastorais, organismos e movimentos populares que desenvolvem uma prática social unindo fé e vida, organização comunitária e transformação da realidade.

“Agora é o momento de irmos para as nossas bases, para colocarmos em prática aquilo que rezamos, celebramos, refletimos e debatemos”, disse o padre João Batista Marone, Vigário Para Ação Pastoral.

Kayc Rosa mora no município de Bom Jesus do Norte, atua na Pastoral da Juventude, e ressaltou a importância de uma verdadeira aproximação entre CEBs e as juventudes que participam da Igreja. “É preciso que as juventudes possam participar efetivamente dos meios de organização das Comunidades Eclesiais de Base e que nossas expressões de espiritualidade tenham espaço no fazer religioso das CEBs”, comentou. As juventudes estiveram representadas no encontro pela Pastoral da Juventude (PJ), Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e Ministério Jovem.

○ Registros: