19.09.2023

Fiéis celebram Nossa Senhora das Dores, em Dores do Rio Preto

Segundo o pároco, Pe. Wosley, apesar da chuva, os fiéis não deixaram de prestar suas homenagens à padroeira paroquial

Uma multidão de fiéis celebrou nesta sexta-feira, 15 de setembro, a Festa litúrgica de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Dores do Rio Preto.

No município do Caparaó capixaba, na Igreja Matriz, o bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa presidiu a celebração solene que foi concelebrada pelos padres do Regional VI.

Durante a homilia, Lisboa contextualizou o motivo da igreja celebrar esta Festa:

“Liturgicamente e historicamente essa Festa se iniciou no segundo milênio, quando se desenvolveu a compaixão para com Maria junto a Jesus na cruz. Por isso, a Virgem vive e sente o sofrimento de seu filho.”

A Primeira Leitura (Hb 5, 7-9), de acordo com o Padre Juliano, é oferecida a nós como um texto cristológico, porque destaca a filiação divina e a identidade sacerdotal de Jesus.

“O sofrimento e a morte fazem parte da nossa condição humana. Maria pelo fato de ser a Mãe de Jesus, Ela não foi isenta dos sofrimentos, pois junto de Seu Filho aprendeu que a virtude da obediência ao Pai. A vontade de Deus a levou até o Calvário, pois Ela foi solidária com Seu Filho Jesus.”

Naquele momento, a Paixão de Jesus foi impressa no coração da Mãe.

"Esta Festa ensina-nos a ter uma compaixão verdadeira, porque Maria sofre por Jesus mas também com Jesus... A Paixão de Cristo é a participação no sofrimento humano e é importante que nós compreendamos isso, olhando esses episódios".

Segundo o pároco, Pe. Wosley Guimarães Pansini, apesar da chuva, os fiéis não deixaram de prestar suas homenagens à padroeira paroquial e, estiveram presentes desde o início da festa “no dia 06 de setembro, com o inicio da novena paroquial que contou com a participação de vários padres que presidiram a eucaristia no novenário. Foi um momento forte de unidade e partilha”, avaliou o sacerdote. Na sexta-feira (15), também aconteceu a tradicional procissão com a imagem da padroeira e, queima de fogos que encerrou a festividade.

○ Registros: