25.09.2023

Paróquia realiza Encontro de Círculo Bíblico em Dores do Rio Preto

O encontrão reuniu cerca de 200 participantes

Reanimar os grupos e comunidades para a realização dos Círculos Bíblicos, este foi o objetivo do Encontrão Paroquial que aconteceu neste domingo, 24 de setembro, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Dores do Rio de Preto. O evento faz parte da promoção dos Círculos Bíblicos como estratégia pastoral diocesana na animação bíblica das comunidades da Diocese de Cachoeiro.

No encontro foram apresentadas diretrizes para orientar a realização dos grupos e aprofundar o tema proposto para os subsídios: Sinodalidade – Participação, Comunhão e Missão. O encontrão reuniu cerca de 200 participantes na chácara Recanto das Águas na Comunidade de São Raimundo, em Pedra Menina, interior do município.

Na programação houve um momento reservado para se praticar o círculo bíblico no próprio encontro e compartilhar as experiências na realização dos encontros, estudo da Carta aos Efésios e Celebração Eucarística. O objetivo desta dinâmica foi proporcionar que cada participante, grupo ou comunidade pudesse vivenciar e avaliar como que acontece ou se pode desenvolver um encontro do círculo bíblico.

○ Círculo Bíblico:

O Círculo Bíblico, também conhecido como grupo de reflexão, é uma reunião de pessoas para refletir sobre as coisas da vida da comunidade: sua situação, seus problemas, suas conquistas. Nos encontros semanais, os participantes utilizam a Bíblia para ajudar a entender todos esses acontecimentos, que são colocados no grupo e que passam na comunidade.

Sua finalidade volta-se para a reflexão de temas da vida atual, colocados sob a forma de agir na visão de Jesus, ficando mais fácil ligar a vida atual de cada participante dos Círculos Bíblicos aos ensinamentos bíblicos.

○ Registros: