29.09.2023

Dentista de Alegre participa de audiência com Papa Francisco

O dentista voluntário da Comunidade Terapêutica Fazenda da Esperança, em Alegre, Marcos Merçon, participou de uma audiência com o Papa Francisco nesta manhã de sexta-feira, 29 de setembro. O encontro com os membros da Fazenda da Esperança, aconteceu no Pátio San Damaso, dentro do Palácio Apostólico, com aproximadamente 1200 participantes, entre eles os fundadores, membros da presidência, padres, consagrados, religiosos, voluntários e vários ex-acolhidos da comunidade, ou seja, pessoas que, ao longo de quatro décadas, se recuperaram da dependência química e tiveram suas vidas transformadas através do método de acolhimento proposto pela Associação Fazenda da Esperança.

As festividades dos 40 anos de fundação estão sendo celebradas desde o início da semana, com uma peregrinação especial em Roma e na Itália.

Voluntário desde a implantação da fazenda no município, em 2010, Marcos conta que fazia parte do Conselho Municipal de Saúde e notou que havia demanda para voluntariar-se. Desde então, oferece tratamento odontológico gratuito às recuperandas.

“Eu comecei ajudando como dentista, mas os dentes são problemas secundários, quando alguém está com a alma tão maltratada”, refletiu. A esposa do dentista, Adriana Merçon, também atua como voluntária na Fazenda Esperança e o casal tem uma filha, Daliana Merçon, 22, que também é dentista.

O convite vindo diretamente do Vaticano causou surpresa e alegria a família. “Em comemoração aos 40 anos da fazenda, o Papa receberá nosso fundador (Frei Hans), e diversos voluntários de todo o mundo que, voluntariamente, atuam nas fazendas e, com muita alegria, fui um desses convidados. O Papa ficou a menos de 4 metros de mim (…) Estou sem acreditar!” Expressou.

O Papa iniciou seu discurso agradecendo pela visita, em ocasião dos 40 anos que receberam seu chamado específico: "É tão belo esse carisma: o carisma da esperança! Vocês nunca devem abandonar essa vocação à esperança!", ressaltou Francisco.

O Santo Padre recordou o trecho do Evangelho de Mateus em que Jesus se apresenta da seguinte forma: "Eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa; estava nu e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me" (Mt 25, 35-36) e sublinhou que "o Senhor se identifica com nossos irmãos e irmãs mais pobres, mais necessitados e mais sofredores".

“Há quarenta anos, o carisma de vocês nasceu do pedido de ajuda de um jovem que queria se libertar da dependência das drogas: nele – e em todos os que vieram depois dele – vocês reconheceram a Cristo que lhes dizia: Eu era escravo das drogas e vocês me acolheram, para me dar novamente esperança e me fazer entender que uma nova vida é possível. O chamado que Deus lhes faz, para trazer esperança àqueles que talvez não tenham mais sentido em suas vidas, é um chamado para amá-Lo incondicionalmente nas pessoas que estão em situações de vulnerabilidade social.”

Ao falar sobre o carisma específico da Fazenda da Esperança, Francisco recordou que um dos grandes problemas do mundo de hoje é a indiferença; contudo, a Comunidade não ficou imparcial à dor que viram no rosto de tantos jovens, afligidos por grandes sofrimentos existenciais, especialmente no rosto daqueles cujas vidas estavam destruídas pelas drogas e outros vícios.

"Vocês se tornaram 'próximos', e mais, 'irmãos' de tantas pessoas que recolheram pelas ruas e, como na parábola do Bom Samaritano, as acompanharam para tratá-las, curá-las e ajudá-las a recuperar sua dignidade", enfatizou o Pontífice, "vocês sabem muito bem que trazer esperança não significa apenas ajudar a superar vícios, a suplantar traumas, a encontrar seu lugar na família e na sociedade".

O Papa fez questão de mencionar as palavras do Papa Bento XVI durante a visita que realizou na sede da Fazenda da Esperança em Guaratinguetá, no ano de 2007: "A reinserção na sociedade constitui, sem dúvida, uma prova da eficácia da iniciativa de vocês. Mas o que mais chama atenção, e confirma a validade do trabalho, são as conversões, o reencontro com Deus e a participação ativa na vida da Igreja", e completou: "o carisma de esperança, como um dom suscitado no meio de vocês pelo Espírito Santo, leva-os a cuidar das pessoas em sua integridade material e espiritual, corpo e alma".

Por fim, Francisco expressou sua gratidão pelo testemunho de vida e oferta, que reflete nas diversas obras da associação, espalhadas por todo o território brasileiro desde 1998, e presentes também em outros países. "Reconheço com muita gratidão o trabalho que vocês realizam com padres, seminaristas, religiosos e religiosas, ajudando-os a superar os desafios e problemas psicológicos que afetam algumas pessoas consagradas a Deus. Continuem com esse belo trabalho, que é tão necessário para a Igreja", disse o Papa.

Ao final da audiência, o Santo Padre abençoou os presentes, que, em seguida, através de aplausos e cânticos, expressaram sua gratidão e emoção por estarem com o Pontífice.