15.09.2023

Com Ordenação Diaconal, São Miguel Arcanjo é celebrando em Guaçuí

A Igreja Matriz do município de Guaçuí promoveu 10 dias de missas especiais e uma festa em celebração ao dia do Arcanjo Miguel, em 29 de setembro. Pelas mãos do bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, na celebração, Elion de Carvalho Ferreira, foi ordenado Diácono Permanente da Igreja Católica.

Como já é costume, a missa do padroeiro paroquial, reuniu centenas de fiéis. Lisboa presidiu a solene celebração eucarística em honra a São Miguel Arcanjo, que foi concelebrada pelo pároco Pe. Giovanni Geraldo Quites, Pe. Bruno Ferreira Firmino (Vigário Paroquial) e demais presbíteros do Regional VI. A festa foi precedida pela novena preparatória, que teve como tema “São Miguel Arcanjo, ajudai-nos a viver a vocação cristã”.

Em sua homilia, Dom Luiz, recordando-se do tema geral da novena deste ano, destacou a figura do arcanjo.

"São Miguel é um dos príncipes do céu, protetor da igreja e dos filhos de Deus e inspirados nele, todos aqui na Sociedade lutam incansavelmente para proteger e cuidar das crianças e idosos que por aqui passam. Buscamos ser o alicerce para que nossos pequenos se apoiem e cresçam para uma vida digna e ética. E também somos o acalento para aqueles que muitas vezes são vitimas das mazelas do mundo. Ofertamos amor, compaixão, fortaleza e acima de tudo buscamos incentivar e inspirar um futuro melhor para cada um", analisou Lisboa.

Dom Luiz também comentou a liturgia do 25º semana do Tempo Comum, destacando dois pontos essenciais: primeiro, a responsabilidade pela própria conduta de cada um, no que diz respeito à salvação; segundo, que “não basta dizer sim ao projeto de Deus, mas que é preciso conformar nossos sentimentos e nossas atitudes ao ensinamento e às atitudes de Jesus Cristo.”

Durante a Solene Celebração Eucarística, Elion de Carvalho Ferreira, foi ordenado Diácono Permanente da Igreja Católica. A declaração pública de ‘Profissão de Fé’, aconteceu pouco antes, cujo rito, demonstrou a reafirmação de fé e compromisso com a Igreja. Diante do bispo, Elion também declarou seus bons propósitos quanto ao exercício do ministério diaconal, denominado ‘Juramento de Fidelidade’.

No altar central, o recém ordenado Diácono Elion, foi acolhido por uma grande representação de fiéis de diversas regiões.

Ao final da santa missa, Pe. Giovanni Geraldo, agradeceu a presença de Dom Luiz e, a todos que trabalharam e participaram dos 10 dias de festa.

A banda brasileira de rock cristão, Rosa de Saron, encerrou a festividade com o show da Turnê “Rosa de Saron 35 Anos”, na Praça da Matriz.

○ Registros: