03.10.2023

Igreja celebra a partir desta semana o Mês Missionário

A Igreja abriu o Mês Missionário nesta segunda-feira, 1º de outubro, festa de Santa Teresinha do Menino Jesus, mês que terminará no domingo, 24 de outubro, Dia Mundial das Missões. O tema escolhido pelo papa Francisco para o dia deste ano é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35).”, cuja inspiração bíblica, baseada no texto dos discípulos de Emaús.

Após três anos refletindo sobre a natureza missionária da Igreja e sobre o “ser missão”, o tema deste ano ajuda a aprofundar a relação entre Igreja-local e a missão ad gentes, enquanto o lema bíblico permanece em sintonia com a realização do 3º Ano Vocacional que a Igreja do Brasil está celebrando.

No dia 22 de outubro, dia mundial das missões, as Igrejas de todo o mundo fazem suas doações para colaborar com o Papa em seus projetos de missão em quase de 1.120 dioceses pobres no mundo. Em 2022, a Igreja do Brasil arrecadou mais de 7 milhões em recursos financeiros, que puderam ajudar centenas de projetos missionários nos países mais necessitados.

Segundo Ir. Regina da Costa Pedro, diretora nacional das POM, o mês missionário reforça a experiência central da identidade missionária da Igreja. “A Campanha Missionária deste ano põe em evidência que cada Igreja local tem o compromisso de evangelizar toda pessoa e todos os povos até os confins da terra. O mês missionário nos recorda que todos podem colaborar concretamente com o movimento missionário através da oração e da ação, com ofertas de dinheiro e de sofrimento, com o próprio testemunho”, destacou a diretora.

Em sua mensagem para o Dia Mundial das Missões deste ano, divulgada em 6 de janeiro de 2023, o papa Francisco destacou "o convite dirigido a cada um de nós para cuidar e dar a conhecer aquilo que tem no coração" e citou são Paulo VI na exortação Evangelii nuntiandi que diz: “esta missão é, e sempre foi, a identidade da Igreja: ‘ela existe para evangelizar’”.