09.10.2023

Candidatos ao Diaconado Permanente são instituídos leitores e acólitos em Cachoeiro

A Missa aconteceu na Escola Diaconal Santo Estevão

Sete candidatos ao Diaconado Permanente foram instituídos leitores e acólitos neste sábado, 07 de outubro. A Missa, presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa CP, e concelebrada pelos padres José Carlos Ferreira da Silva, Ronaldo Borel e Frei José Luiz Rodrigues de Oliveira, OAR (Frei Zezinho), aconteceu na Escola Diaconal Santo Estevão, em Cachoeiro de Itapemirim.

Candidatos que receberam os ministérios de Acólito e Leitor

David Gomes dca Silva - Imaculado Coração – Piaçu

Geferson Rubis Marinato - Sagrado Coração – Itaipava

Jossimar Mariani - N. S. da Penha – Castelo

Marcelus Carlete Khéde - N. S. da Penha – Castelo

Reginaldo Cezar Guizzadi - Imaculado Coração – Piaçu

Walber dos Santos Almeida – N. S. da Consolação-Cachoeiro

Rogério Falqueto Júnior – N. S. dos Passos

O que são o ministério do leitorado e acolitato:

O Motu-proprio Ministeria Quaedam, do Papa Paulo VI, trata do que se costumava chamar de ordens menores e do subdiaconado na Igreja Latina. É neste documento que estão delimitadas as funções e critérios sobre o leitorado e acolitado.

A instituição ao leitorado confere aos candidatos o papel de leitores oficiais das Sagradas Escrituras durante as assembleias litúrgicas, como a Missa e outras celebrações sagradas. Eles serão responsáveis por proclamar as leituras bíblicas, exceto o Evangelho, recitar o salmo quando necessário, anunciar as intenções da oração universal, dirigir o canto e preparar os fiéis para a recepção dos Sacramentos. Além disso, poderão auxiliar na formação de outros leitores temporários para as ações litúrgicas.

Por sua vez, a instituição ao acolitato confere aos candidatos o papel de auxiliar os diáconos e servir os sacerdotes durante as ações litúrgicas, especialmente na celebração da Missa. Eles também poderão distribuir a Sagrada Comunhão como ministros extraordinários, quando necessário, e em circunstâncias extraordinárias expor o Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis. Contudo, não terão a permissão de dar a bênção ao povo.

Os candidatos têm se preparado com zelo e dedicação para desempenhar essas importantes funções no serviço da Igreja e no acompanhamento pastoral das comunidades em que atuam. A instituição ao leitorado e acolitado é mais um passo em direção ao diaconado permanente, quando poderão dedicar-se ainda mais à evangelização e ao serviço aos irmãos e irmãs em Cristo.