17.10.2023

Velório de Padre Levy Ferreira das Neves é aberto ao público e terá dois dias de duração

Diocese de Cachoeiro divulga detalhes do velório e do sepultamento de padre Levy

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim divulgou, no início da tarde desta terça-feira, 17 de outubro, os detalhes do velório e do sepultamento de padre Levy Ferreira das Neves, que morreu na nesta manhã por conta de uma Infecção Bacteriana do Sistema Nervoso Central e Acidente Vascular Encefálico (AVC).

O corpo do padre será velado até quarta-feira (18) em três munícios onde o sacerdote atuou como pároco e vigário paroquial.

Nesta terça, às 17h, na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim, será celebrada a primeira missa de corpo presente em honra do padre Levy com transmissão pela Rádio Diocesana FM 95,7.  Às 18h, o corpo dele será trasladado para Piaçu, onde Levy era pároco desde 2018. Na igreja matriz da Paróquia Imaculado Coração De Maria haverá duas missas: a primeira às 20h30 e a segunda, às 23h, celebrada pelo bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa.

Nesta quarta (18), o corpo do religioso será trasladado para Venda Nova do Imigrante onde, aconteceu a Ordenação Diaconal e entre os anos de 2009 e 2012, Levy atuou como pároco. Na Igreja Matriz da Paróquia São Pedro Apóstolo, será realizado o velório a partir das 7h. Às 10h, será celebrada a missa exequial e logo após o sepultamento no cemitério Padre Emílio.

○ Morte

Natural de Afonso Cláudio, padre Levy Ferreira das Neves morreu aos 57 anos, em Cachoeiro de Itapemirim, na manhã desta terça-feira (17).

Levy deu entrada na Unimed Sul Capixaba no dia 01 de setembro de 2023, com um quadro de Infecção Bacteriana do Sistema Nervoso Central, além de Acidente Vascular Encefálico (AVC), evoluindo com uma piora clínica e necessidade de suporte ventilatório por meio de respirador.

Neste período, necessitou de confecção de traqueostomia e gastronomia, sendo transferido da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para Unidade Semi Intensiva no início deste mês (outubro).

Nos últimos dias, padre Levy estava sem sedação, porém, permanecia desacordado (em estado comatoso), sem interação, estável hemodinamicamente, necessitando de drogas vasoativa para manutenção de níveis pressóricos satisfatórios e com necessidade de suporte com ventilação mecânica, sem febre e apresentando alterações glicêmicas.

O falecimento foi confirmado pelo Vicariato Para Comunicação da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim às 09h41 desta terça-feira.

○ Padre Levy Ferreira das Neves

Nascido em Afonso Cláudio, a 28 de agosto de 1966, fez os estudos primários no Seminário Salesiano de Virgínia, Jaciguá, distrito de Vargem Alta.  Posteriormente, ao concluir o ensino médio foi encaminhado para o noviciado na Comunidade Salesiana Sagrado Coração de Jesus em Barbacena (MG), onde permaneceu entre 01 de janeiro de 1994 e dezembro deste mesmo ano. Em 1995 começou os estudos de Filosofia na Comunidade Salesiana Beato Filipe Rinaldo, em Belo Horizonte, na capital mineira. Em Janeiro de 1997 iniciou o seu tirocínio na Comunidade Salesiana São João Bosco em Cachoeira do Campo (MG) deixando a comunidade para iniciar seus estudos Teológicos em 31 de dezembro de 1998.

Cursou Teologia na Comunidade Salesiana São Tomas de Aquino (BH) em 01 de janeiro de 1999, terminando seus estudos em 2002.

No dia 25 de novembro de 2001, ocorreu solenemente sua Ordenação Diaconal na Paróquia São Pedro Apóstolo - Venda Nova do Imigrante, sendo conferida por Dom Luiz Mancilha Vilela, à época Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim. A ordenação sacerdotal aconteceu um ano depois, em dia 26 de outubro de 2022 na paróquia São Sebastião do Alto Guandu, proferida pelo Arcebispo Metropolitano do Estado do Espírito Santo, Dom Silvestre Luís Scandian, SVD.

Entre os meses de janeiro e dezembro de 2003 foi conselheiro da Comunidade Salesiana Nossa Senhora da Comunicação (BH). Também atuou como econômo da mesma comunidade. Em 01 de janeiro de 2005 foi nomeado pároco da paróquia Cristo Luz dos Povos (BH), onde permaneceu até o ano de 2005.

Foi diretor da Comunidade Salesiana Cristo Luz dos Povos, no bairro Cabana, em Belo Horizonte. Em Brasília, assumiu os cargos de econômo do Colégio Salesiano de Brasília (2006 - 2007) e Vigário Paroquial no Santuário Dom Bosco de Brasília, no Distrito Federal (2008). Em janeiro de 2009 foi diretor da Comunidade Salesiana Maria Auxiliadora, em Para de Minas.

Na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim atuou como pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Venda Nova do Imigrante, (2009 – 2012). Em janeiro de 2013 foi transferido como Vigário da Paróquia Cristo Luz dos Povos, em Irupi. Nesse mesmo ano (2013) foi nomeado pároco desta mesma paróquia, permanecendo nesta função até 2017.

Entre 26 de novembro de 2017 e 02 de dezembro de 2018 foi apresentado como vigário paroquial da paróquia São Geraldo Magela, em Bom Jesus do Norte e São José do Calçado, em São José do Calçado. Porém em 09 de dezembro de 2018, Levy foi novamente empossado pároco da paróquia Imaculado Coração de Maria, em Piaçu, onde permaneceu até sua morte.