19.10.2023

Representantes da Diocese de Cachoeiro participam da 35ª Semana de Liturgia

O evento formativo acontece no Mosteiro de Itaici, interior de São Paulo

Representantes da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim participam nesta semana da 35ª Semana de Liturgia. O evento formativo tem o apoio da Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e acontece no Mosteiro de Itaici, interior de São Paulo.

Segundo os organizadores, a semana acontece em clima de festa recordando o momento em que a CNBB disponibiliza para todos os fiéis a tradução da terceira edição típica do Missal Romano. A formação traz como tema “Sacrosanctum Concilium 60 Anos: Sentido Teológico Espiritual na Perspectiva da Desiderio Desideravi”. Sueli Moreira Volpini (coordenadora de Liturgia); Maria da Penha Bonandi, Ailton Nunes Júnior, Ivone Alves, Luzia Delesposte e padre Cristian Vieira Batista representam a Diocese de Cachoeiro.

“Celebrar os 60 anos da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium implica em revisitar e, novamente acolher, o grande evento ecumênico da Igreja. Para tanto, esta 35ª Semana de Liturgia quer nos proporcionar um mergulho nesta Constituição, travando um fecundo diálogo com a Carta do Papa Francisco, Desiderio desideravi”.

Sobre a carta apostólica Desiderio desideravi, do Papa Francisco, dom Hernaldo, bispo de Bonfim (BA) e presidente da Comissão para a Liturgia da CNBB, explica que é uma atualização da Constituição conciliar “que nos chama, novamente, a celebrar os Mistérios de Cristo na e a partir da liturgia da Igreja e não de ‘ideologias’ subjetivistas, tradicionalistas ou mesmo ‘progressistas’, para contentar um mercado religioso. Esse Mistério deve ser experimentado pelos ritos e pelas preces, fontes de espiritualidade da vida cristã”.

O assessor da Comissão para a Liturgia da CNBB, frei Luis Felipe Marques, ressalta a intuição originária e a dedicação permanente do Centro de Liturgia e dos seus membros que “sempre foi ajudar que as nossas comunidades pudessem beber da fonte da espiritualidade e crescerem na vida cristã. A familiaridade, a partilha das mais diversas realidades e os momentos orantes são características da Semana de Liturgia”, sublinhou.