25.10.2023

Em Pedra Roxa, Romaria da Água e da Terra reúne ecologia, fé e Cultura

A Romaria da Água e da Terra chegou em Pedra Rocha, no interior de Ibitirama, caparaó capixaba, neste sábado, 21 de outubro. As rodas de conversa e apresentações culturais fazem parte da programação deste primeiro dia de romaria que, segue no domingo, 22.

Entre as atrações culturais, estão apresentação do tradicional Boi Pintadinho, Caxambu e a Folia de Reis Três Reis Magos e São Sebastião de Jerônimo Monteiro.

“Estou encantada com os palhaços, muito divertido” contou Maria Lourdes Aparecida, 63, que completou: “Assistir a Folia de Reis é uma experiência incrível”.

De acordo com o Vigário Para Ação Social, Padre Evaldo Praça Ferreira, a programação atende um chamado do Papa Francisco, por meio da encíclica Laudado Sí.

Nesse documento, a igreja é chamada a anunciar o cuidado com a Casa Comum, em particular a água e a terra, que são bens naturais importantes para a sobrevivência da população.

Entre os objetivos estão o fortalecimento do homem do campo por meio do manejo adequado dos recursos naturais na garantia do bem viver da agricultura familiar e promover os empreendimentos da região.

Diante disso, a diocese de Cachoeiro organizou esse encontro para chamar atenção sobre a preservação desses bens.

“A nossa Romaria nasce desse cuidado. Vamos até uma das principais nascentes do Rio Itapemirim, um dos principais rios da nossa região, para exaltar e mostrar para as pessoas o quanto a água e a terra são fundamentais para as nossas cidades”, explicou o vigário.