26.10.2023

Diocese de Cachoeiro recebe versão atualizada do Missal Romano

A igreja se prepara para implementar o uso obrigatório da nova versão do Missal Romano

Chegou na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, neste mês de outubro, a encomenda da tradução brasileira da terceira edição típica do Missal Romano. Ao todo foram solicitados 852 exemplares que serão distribuídos nas 43 Paróquias da diocese, bem como suas comunidades e casas religiosas. Essa ação vem em comunhão com a Igreja no Brasil que já se prepara para implementar o uso obrigatório da nova versão do Missal Romano à partir do 1º domingo do Advento, neste ano, dia 3 de dezembro.

Segundo o bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, “é interessante a nossa expectativa, sobretudo dos nossos padres, em receber esse Missal, justamente para poder estar manuseando, vendo como vamos estar utilizando à partir da data obrigatória”, afirmou. “Fico muito feliz em receber os exemplares que foram encomendados e quero parabenizar a toda equipe responsável que preparou com tanto carinho”, concluiu.

Padre Bruno Sá Rangel, pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo (Catedral), em Cachoeiro de Itapemirim, fez questão de receber e entregar o Missal Romano ao bispo. O sacerdote contou que o Missal é a oração da Igreja “e mostra nossa comunhão, também, ao rezar. Por isso, estávamos tão ansiosos em recebe-lo”.

A distribuição dos exemplares é organizada pelo Vicariato para Ação Pastoral e, na Diocese de Cachoeiro, acontecerá gradativamente nas 43 paróquias em 27 municípios do sul do Espírito Santo, após, o repasse simbólico na Assembleia Diocesana que acontecerá entre os dias 27 e 28 de outubro na Casa de Encontros 'Maria Mãe da Igreja', em Jerônimo Monteiro.

Na liturgia da Igreja, o Missal Romano é o segundo livro litúrgico mais importante. Nele, estão as orações e orientações para as celebrações eucarísticas. O Evangeliário, que traz os textos do Evangelho, é o livro mais importante nos ritos da Igreja.

A tradução brasileira desta terceira edição do Missal Romano levou 19 anos de trabalho. A jornada começou após a promulgação, em 2002, pelo Papa São João Paulo II, da nova edição típica. Desde então, foram anos de intenso trabalho de tradução, revisão e aprovação do conteúdo do Missal, coordenados pela Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel).

A terceira edição típica do Missal Romano foi aprovada pelos bispos na 59ª Assembleia Geral da CNBB e encaminhada ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos em dezembro de 2022. A confirmação da Santa Sé foi publicada no dia 17 de março deste ano.