27.10.2023

Paróquia de Iconha completa 70 anos

As festividades começaram no início de ano e seguem até o dia 29 de outubro.

A Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Iconha, celebra neste mês de outubro o Jubileu de 70 anos de sua fundação.

As festividades começaram em Junho e seguem até o dia 29 de outubro. Durante esses dias de festa são realizadas missas e novenário. No encerramento, dia 29, dia da fundação paroquial, será realizada uma Missa Solene presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo diocesano, às 10 horas com dedicação do novo altar.

● Histórico da Paróquia Santo Antônio de Pádua

A história da Paróquia se inicia, de certa forma em 1885 quando foi construída a primeira igreja de Iconha que se localizava onde é hoje o cemitério. Essa igreja era de madeira e nos seus fundos ficava o cemitério de Iconha, que nessa época, era um pequeno povoado, que vinha crescendo graças ao cultivo de café principalmente nas regiões altas do interior do município.

Com um sentimento de Pátria mais aguçado e um ímpeto religioso ainda maior, os italianos incentivaram o surgimento de várias comunidades, pois aonde chegavam inauguravam uma igreja e logo buscavam um santo para render graças e louvar. Com isso, houve um aumento de comunidades e também um número maior de habitantes, fazendo com que a pequena capela, localizada no morro do cemitério fosse demolida e com a doação de um terreno no centro da cidade foi construída uma nova igreja. Isso se deu por volta de 1910, ficando de pé até 1961.

A instalação da paróquia de Iconha resultou de um de um processo em que aos 20 de fevereiro de 1945, chega da Áustria para a cidade de Anchieta, antiga Benevente, o missionário jesuíta, Pe. Francisco de Assis, com a missão de atender a inúmeras capelas que faziam parte da Matriz Paroquial de Anchieta.

Em razão da grande extensão territorial que a paróquia de Anchieta vem ocupando e devido ao crescimento da população nas capelas, resolve-se aumentar o número de paróquias, vindo assim, ser criada a Paróquia de Iconha em 25 de outubro de 1953, em conformidade com o código de Direito Canônico Cânon1426. Portanto, dando por erguida e constituída a nova Paróquia de Iconha a qual terá como padroeiro Santo Antônio.

Em 25 de abril de 1954 toma posse como vigário da Paróquia de Iconha o Reverendíssimo Sr. Padre Frans Gasmayer S.J. (Pe. Francisco de Assis). De 1959 a 1961, dedicou-se a construção da Igreja e da casa Canônica. Paralelo a construção da Matriz crescia também as comunidades e os trabalhos pastorais.

Comunidades como Duas Barras, Monte Belo, Inhaúma, Campinho, Jaracatiá, Venezuela, Tocaia, Pedra Lisa Alta, Pedra Lisa Baixa, Palmital, São Caetano, Bom Destino e Guaxuma, já existiam e possuíam templos dedicados aos seus padroeiros antes da instalação da paróquia.

Com a instalação da paróquia de Iconha e o apoio do Pe. Assis, várias comunidades foram surgindo, se organizando e construindo seus templos como: Morro da Palha Alto Inhaúma, Córrego da Cecília, Córrego da Areia, Córrego do Lopes, Nova Esperança, Alto Santo Antônio, São José, Itinga, Jequitibá, Solidão, Ilha do Coco, Santa Rita. Comunidades mais novas surgiram nesses últimos anos, graças ao empenho e incentivo dos variados padres que foram passando por aqui e a propagação da fé católica, originando assim as Comunidades de Laranjeiras, Pedra D’Água, Jardim da Ilha e Paraíso. Hoje nossa Paróquia conta com 35 Comunidades.

Queremos render graças a Deus pela nossa história, pela Companhia de Jesus, pelas nossas raízes e pelos 70 anos de Evangelização em nossa Paróquia. Hoje continuamos com os “corações ardentes e pés a caminho”.