02.11.2023

“Caminho ao Sagrado”: escritor vargem-altense lança livro sobre sua jornada a Santiago de Compostela

No livro Lunz nos leva pelas paisagens a histórias e reflexões de seus vinte e nove dias de peregrinação.

O Caminho de Santiago de Compostela sempre foi reconhecido como uma das três principais rotas sagradas do Cristianismo, um trajeto que vai além da mera atividade física, penetrando as profundezas da alma daqueles que o percorrem. Para o professor e escritor Leandro da Silva Lunz, natural de Vargem Alta, essa jornada foi um mergulho em um mar de ensinamentos e autodescobertas.

No livro “Caminho ao Sagrado – Diário sobre uma jornada de Lourdes a Santiago de Compostela”, Lunz nos leva pelas paisagens a histórias e reflexões de seus vinte e nove dias de peregrinação. Mais que um relato, ele descreve uma jornada interior, em que cada passo dado no exterior reflete um movimento do espírito.

“Fazer o caminho significou reconhecer a divindade em todas as suas manifestações”, afirma Leandro. Para ele, cada quilômetro percorrido foi um reencontro com a bênção que é existir, com o divino que se manifesta em diferentes formas e com a beleza da própria vida.

Mas nem todos os dias foram de claridade e tranquilidade. Assim como na vida, o caminho apresentou seus desafios, momentos de inquietação e abatimento. No entanto, mesmo nos períodos mais difíceis, o amor e a fé se manifestaram como bússolas orientadoras.

Em sua trajetória, Lunz se deparou com locais que são verdadeiros tesouros da história humana. Desde lugares que carregam a memória dos templários, até palcos de confrontos das guerras napoleônicas, sua jornada foi também um mergulho na história da humanidade. Ele visitou igrejas milenares, recitou orações em altares sagrados e partilhou experiências com outros peregrinos de diferentes partes do mundo.

A mensagem que Leandro traz em seu livro é clara: enquanto o Caminho de Santiago pode ser o fim de uma etapa para muitos, ele é também o início de uma nova jornada, uma que deve ser trilhada com amor, fé e a busca constante pelo crescimento e pela evolução pessoal. Como ele mesmo declara, “cada um de nós é parte do caminho, e o caminho conduz ao ‘Todo Sagrado’”.

A história de Leandro da Silva Lunz não é apenas sobre uma peregrinação física, mas sobre uma jornada espiritual que nos inspira a buscar o sagrado em cada momento da vida e a valorizar a bênção milagrosa que é existir.

Reprodução: DaHora ES