06.11.2023

Paróquia de Rio Novo do Sul celebra Jubileu de 70 anos

No sábado, 04 de novembro, a comunidade católica da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Rio Novo do Sul, celebrou o Jubileu de Platina, são 70 anos de história e evangelização. A missa em ação de graças, foi presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa, concelebrada pelo Pároco, Pe. Joselito Ramalho Nogueira dos padres: Dalton Penedo, Paulo Finkler SJ, Eduardo Magalhães, Bruno Ferreira Firmino, Raimundo Nonato Resende e contou com participação de representantes das comunidades.

Dom Luiz ressaltou a importância de celebrar 70 anos de Paróquia. Disse que é um momento de alegria, agradecimento e louvar a Deus pela vida da comunidade: “Contentamento e louvação pelas realizações em nome da fé. Estamos aqui para agradecer com alegria pelos 70 anos de história”. Lisboa lembrou da presença evangelizadora das lideranças das pastorais, movimentos e comunidade. Ressaltou a importância do padre Frederico do Killyu, o sacerdote foi o primeiro pároco da Paróquia: “Implantaram a semente do Evangelho e por isso estamos colhendo os frutos hoje”.

A celebração contou a realização do sacramento da Crisma que reuniu 69 jovens e adultos. A consagração dos fiéis para a fé cristã católica, aconteceu durante a celebração solene que, também, oficializou a entrega da terceira edição típica do Missal Romano. Os exemplares foram distribuídos aos representantes das Comunidades Eclesiais de Base.

Durante os dias de festa foram realizadas missas e novenário.

Histórico da Paróquia Santo Antônio de Pádua

No dia 25 de outubro do ano de 1953, a Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Rio Novo do Sul foi fundada. Em 02 de maio de 1954, a paróquia recebeu seu primeiro pároco: Pe. Frederico do Killyu. Em 03 de março de 1958, aconteceu a posse do Pe. Rogélio Martinez. Com ele, em 1959, junto com a Igreja, leigos e leigas teve a criação do ginásio escolar, que atualmente é a escola Waldemiro Hemerly. No dia 05 de janeiro de 1965, padre Rogélio foi transferido e, por um pequeno período, a paróquia contou com a colaboração do Pe. Marcelo Messias.

No ano de 1965 (21/03/1965), quem assumiu a administração paroquial foi é o padre João Francisco Confalonieri. Neste tempo, aconteceram as primeiras ordenações sacerdotais dos padres: José Tose e Licurgo Tamioso. Figura de destaque, o Pe, Guido Spolaor viveu como padre e pároco por quase 20 anos (1971 - 1990). Em junho de 1976, a paróquia teve a visita do Vigário Geral da Venezuela: Guisepe Bosa. Nos anos que Padre Guido trabalhou em Rio Novo do Sul, ocorreram por seu incentivo  a fundação das creches, inauguração do salão paroquial, além das visitas às famílias, realização de sacramentos e missas. Segue nomes dos primeiros diáconos que já trabalharam na Paróquia: Ermes Corrêa João Gomes de Souza. No ano de 1990 (25/02/1990) a paróquia teve como pároco o Padre Jhon Joseph Wasch. Em junho de 1992, Dom Luiz Mancilha Vilela nomeou o Padre Luiz Lamamie de Claraic por um período de quatro meses, até que o pároco (Pe. Jhon) retornasse de uma viagem. Em janeiro de 1994, Padre Raimundo Nonato Resende, assume a paróquia, como pároco. Com ele foi criado os movimentos: Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC), Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e Encontro de Casais com Cristo (ECC). Foram fundados também: Igreja e casa Canônica. Paralelo a construção da Matriz crescia também as comunidades e os trabalhos pastorais.

Em 1996, a paróquia encerrou sua missão com os jesuítas e passou a ser conduzida pela Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. O Padre Eduardo Sérgio Magalhães, foi o primeiro pároco diocesano e, sua posse, aconteceu no dia 04 de fevereiro daquele ano. Nesse tempo, foram criadas diversas pastorais e muitas festas paroquias aconteceram. Neste período os então seminaristas, hoje padres,  Antônio da luz e Enildo Genésio de Souza, realizaram missões na paróquia. A matriz também sediou a celebração dos Votos da Irmã Neuza Sangirgio. Em fevereiro de 2006, após a saída de padre Eduardo, foi nomeado, como novo pároco, o Pe. Valdece Schuenk. Em fevereiro de 2012, Pe. Alci Monteiro Dias, assumiu a paróquia como pároco. Padre Alci, permaneceu por um ano, logo após, saiu em missão à Diocese irmã do Araguaia/Pará. Em fevereiro do ano de 2013, deu-se a posse do Monsenhor Antônio Rômulo Zagotto como pároco. Em junho de 2014, a Diocese nomeou o Frei Domingo Sérgio Gusson como Vigário Paroquial. Neste período, Pe. Donizete ajudou nas celebrações e sacaremntos nas comunidades. Em 22 de novembro de 2015, a Diocese nomeou Padre Geraldo Gomes Leite, como pároco. O então seminarista, hoje padre, Wosley Guimarães Panssini, também realizou missões neste período. Padre Dalton Penedo Menezes, ajudou como colaborador pastoral e atualmente é o Vigário Paroquial. Neste período, a paróquia sediou a ordenação dos seguintes padres: Jean Sella Sartório, Fabiano Santos Admiral e Bruno Ferreira Firmino.

No dia 03 de Novembro de 2021, o Padre Joselito Ramalho Nogueira foi nomeado pároco pela Diocese, tomando posse no dia 05 de fevereiro de 2022. Neste mesmo dia o seminarista Taylor Menini Ferrari foi apresentado para o estágio pastoral na paróquia.

Atualmente a paróquia é composta por 24 comunidades ativas e 01 inativa, divididas por 05 setores.