Notícias

06.11.2023

Divulgada programação do Muticom 2023 da Diocese de Cachoeiro

O Muticom acontece entre os dias 21 a 25 de novembro nas modalidades presencial e on-line


Foi divulgada a programação do Mutirão de Comunicação (Muticom) 2023. Voltado a refletir sobre os caminhos e as perspectivas entre as Comunidades Eclesiais de Base e a Comunicação, esse evento reúne agentes pastorais, estudantes, religiosos, secretários paroquias e profissionais de diversas áreas interessados em comunicação. O Muticom proporciona um ambiente propício para a troca de conhecimentos, experiências e aprofundamento teórico, além de discutir os desafios e as possibilidades da comunicação na sociedade atual com o tema: “Comunicar Para Fortalecer as CEBs”.

O Muticom acontece entre os dias 21 a 24 de novembro, exclusivamente na modalidade on-line, nas salas digitais instaladas nas paróquias. No sábado25, o encontro será presencialmente no CEEMTI Liceu Muniz Freire, em Cachoeiro de Itapemirim, promovido pelo Vicariato para Comunicação da Diocese de Cachoeiro.

Além das palestras, estão previstos momentos de espiritualidade e oficinas. Durante todo o evento haverá interação com os participantes.

 

○ Confira a programação:

 

21/11 - Terça-feira

Horário: 19h30 às 21h30

Modalidade: on-line

 

Local: Salas digitais das paróquias da Diocese

Palestra: O processo de Comunicação na formação da Identidade da Comunidade Eclesial

Palestrante: Andréia Gripp

Teóloga, Jornalista e Professora. Doutora em Teologia Sistemática-Pastoral pela PUC-Rio. Autora do livro: Infopastoral - O Agir Pastoral Numa Sociedade em Transformação - Paulus Editora.

 

22/11 - Quarta-feira

Horário: 19h30 às 21h30

Modalidade: on-line

 

Local: Salas digitais das paróquias da Diocese

Palestra: Comunicação e mobilização social nas CEBs

Palestrante: Ricardo Alvarenga

Professor e Doutor em Comunicação Social. Jornalista e Assessor de Comunicação. Defensor dos Direitos Humanos. Santa Inês – Imperatriz.

 

23/11 - Quinta-feira

Horário: 19h30 às 21h30

Modalidade: on-line

 

Local: Salas digitais das paróquias da Diocese

Palestra: Pastoral da Comunicação e comunicação pastoral em perspectiva sinodal: Esperançar - nova missão do agente da PASCOM

Palestrante: Marcus Tullius

Pasconeiro há 12 anos, mestrando em Comunicação Social pela PUC Minas, licenciado em Filosofia, bacharel em Comunicação Social e diplomado em "Pastoral da Comunicação e comunicação em chave sinodal" pela Pontificia Universidad Católica del Equador. Coordenador-geral da Pascom Brasil, membro do Grupo de Reflexão em Comunicação da CNBB e integrante da equipe de atualização do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. Apresentador do programa Igreja Sinodal em emissoras de inspiração católica. Autor do livro Esperançar: a missão do agente da Pastoral da Comunicação e organizador do livro Comunicar para humanizar: a comunicação a partir do Papa Francisco, pela Editora Paulus.

 

24/11 – Sexta-feira

Horário: 19h30 às 21h30

Modalidade: on-line

 

Local: Salas digitais das paróquias da Diocese

Palestra: Redes Sociais e Evangelização no contexto das CEBs

Palestrante: Marcelo Godoy (Tell)

Publicitário com pós-graduação em Comunicação em Redes Sociais e mais de 25 anos de experiência em criação, planejamento e execução de campanhas religiosas offline e online para paróquias, dioceses e arquidioceses. Vencedor do concurso nacional da CNBB para o cartaz da campanha da fraternidade de 2012 – Fraternidade e Saúde Pública - e do Prêmio Nacional de Comunicação da CNBB (2019 – 2020) na categoria sites/blogs/portais com o Bendita Pascom.

 

25/11 - Sábado

Horário: 09h às 17h

Modalidade: presencial

 

Local: CEEFMTI Liceu Muniz Freire

9h às 9h30 – Abertura

9h30 às 10h30 – Palestra

Tema: Desafios da PASCOM pós-pandemia e caminhos apontados pelo novo diretório.

Palestrante: Padre José Carlos Ferreira

Presbítero da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Pároco da Paróquia Nosso Senhor dos Passos. Vigário Episcopal de Comunicação.

10h30 às 12h30 – Oficinas temáticas

12h30 às 13h30 – Almoço

13h30 às 15h30 – Oficinas temáticas

15h30 às 16h – Coffee break

16h às 16h30 – Encaminhamentos

16h30 às 17h – Encerramento

 

○ Inscrições

O evento nas modalidades presencial e on-line, com link de transmissão enviado para cadastrado após a inscrição. A inscrição poderá ser realizada de duas formas:

● Com entrega da ficha impressa presencialmente na secretaria da paróquia, realizando-se o pagamento em dinheiro ou via PIX;

● Por meio de um formulário virtual (AQUI), realizando-se o pagamento via PIX. 

 

Valor das Inscrições

Participação Remota R$ 10,00  (21 a 24/11)

Participação Remota + Presencial R$ 50,00 (inclui almoço + Coffee Breack) 

Prazo para inscrição: 16/11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais Notícias