07.11.2023

Diocese de Cachoeiro realiza formação Permanente dos Presbíteros

Entre os dias 06 a 09 de novembro os Presbíteros estão reunidos em Jerônimo Monteiro

Entre os dias 06 a 09 de novembro os Presbíteros de Cachoeiro de Itapemirim (ES) estão reunidos, juntamente com o bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, para a Formação Permanente dos Presbíteros em Jerônimo Monteiro, na Casa de Encontros “Mãe da Igreja”.

O tema deste encontro é: “A coerente práxis da fé no mundo atual: uma análise teológico-pastoral à luz da teologia política de Johann Baptist Metz”.  O assessor da formação é o Padre Fábio Eduardo de Lima Santos, autor de inúmeros artigos e dedicado ao ensino teológico.

Segundo o padre Antônio Tatagiba Vimercat, representante dos presbíteros da diocese de Cachoeiro de Itapemirim, o objetivo do encontro é questionar como ser padre no sul do Espírito Santo, no processo de mudanças sócio-econômicas pela ótica de Metz.

“Johann Metz, foi um importante pensador católico romano, conhecido no período pós-conciliar como arauto da ‘nova teologia política’. Essa teologia política era contrária à privatização da fé cristã (redução do seu escopo à relação pessoal com Deus e ao comportamento ético individual para com os outros)."

Evento fixo no Calendário Diocesano de Pastoral, a Formação Permanente reúne dezenas de padres e é um período de atualização teológica e de convívio fraterno do presbitério e do Bispo Diocesano.