08.11.2023

Paróquia de Aracuí recebe encontrão do PLC

O encontro contou com uma composição de palestras, testemunhos e orações

Nos dias 04 a 05 de maio a Paróquia Santo André Apóstolo, de Aracuí (distrito de Castelo), realizou o Encontrão de Peregrinação de Leigos Cristãos – PLC.

O encontro, destinado aos homens que já participaram do PLC, aconteceu no Salão Paroquial, onde o amplo espaço foi utilizado para abrigar os cursistas durante os dois dias.

O PLC contou com uma composição de palestras, testemunhos e orações, onde os homens foram acolhidas com suas dores, feridas alegrias e vitórias.

Trabalhando o tema “Vocação para que Deus me chama”, o Padre Ronaldo Borel de freitas incentivou os homens a voltarem para suas famílias com um olhar diferenciado dos problemas do dia a dia, capazes de, sob a luz do Espírito Santo, ter discernimento, cautela e muito amor em suas decisões.

Pároco da paróquia São Sebastião, Pe. Claudinei Mascarelo (Padre Caio), tratou do tema “Procurar, Encontrar e Amar Cristo no Dia a Dia” fortalecendo diariamente a fé que, segundo o sacerdote, “é constituída com a perseverança diária da oração na vida pautada pela fé e na igreja”, orientou.

O pregador convidado foi o Padre Jose Carlos Ferreira da Silva. O sacerdote que possui vasta experiência e conhecimento, sendo Mestre em Ciências das Religiões, Psicólogo Clínico e Neuropsicólogo tratou do tema: “O homem imaturo age como criança”.

Fazendo uma análise sobre “A linguagem do amor”, a Psicóloga Daniela Andrade auxiliou os participantes, a compreenderam suas parceiras, e também se expressarem.

“Vimos no encontro a oportunidade de falarmos sobre a importância da comunicação entre casais, optamos por trabalhar as 5 linguagens do amor. Essa é uma teoria em que define 5 maneiras de experimentar e expressar o amor. A maneira de lidar com o amor expressado e recebido é muito importantes e entender sobre elas é fundamentam para a saúde do relacionamento. Ao acertar a linguagem de amor do seu parceiro ou parceira, a mudança para melhor na relação é notável.”

Erguido em homenagem à Nossa Senhora Imaculada Esposa do Divino Espírito Santo, o Santuário Aracui, recebeu os cusrsistas no domingo (05). Rezando o Santo Rosário, os participantes saíram, em procissão, da Igreja matriz ao Santuário. Um trajeto de aproximadamente 1 hora.

Ao todo, 120 cursistas participaram do 1º PLC masculino da Paróquia Santo André Apóstolo. Padre Carlos Henrique Dias, Pároco da Paróquia de Aracuí, também presidiu a Santa Missa de encerramento.