09.11.2023

Bispo e 3 padres celebram 40 anos de ordenação presbiteral

4 décadas de ordenação dos padres: Pedro Felix Bassini, João Batista Maroni, Maury Moreira e do bispo Dom Luiz Fernando Lisboa.

“A vocação sacerdotal é um presente que Deus dá a alguns para o bem de todos” e “Nós, sacerdotes, somos apóstolos da alegria, anunciamos o Evangelho, a ‘boa nova’” são frases do Papa Francisco que explicam um pouco a importância dos padres. Em ação de graças aos 40 anos de ordenação presbiteral, nesta quarta-feira, 08 de novembro, o presbitério da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, reunido em Jerônimo Monteiro para Formação Permanente, celebrou as 4 décadas de ordenação presbiteral dos padres: Pedro Felix Bassini, João Batista Maroni, Maury Moreira e  Dom Luiz Fernando Lisboa.

Lisboa, bispo diocesano, presidiu a eucaristia, no Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Estiveram presentes paroquianos e amigos dos padres, a juventude também marcou presença, chamando a atenção do bispo: “vejo aqui tanto jovens e jovens animados, sejam sempre instrumentos de transformação na busca por um mundo melhor”.

Falando sobre o tema do Evangelho da liturgia do dia, Dom Luiz ensinou: “O Evangelho de hoje nos ensina que Deus não é o Deus dos mortos, mas o Deus dos vivos, Deus é o Deus da vida e é exatamente essa mensagem que ele quer nos dar: que nos preocupemos em viver a vida buscando a eternidade no aqui e agora. Como estamos vivendo o aqui agora? Como estamos vivendo o Evangelho, que é Jesus? É preciso viver entre nós o amor, a fraternidade, o perdão, a misericórdia, a justiça, a caridade, buscando imitar Jesus”.

E continuou: “No paraíso seremos todos irmãos, mas é preciso ser sinal de vida fraterna e comunhão aqui e agora. Cada um de nós tem uma missão nesta terra, cada um de nós tem dons que o Espírito Santo derrama. O que estamos fazendo para testemunhar o Deus da vida, já neste mundo? Cada um de contribuindo podemos sim mudar o mundo, parar com a degradação do meio ambiente, por exemplo”.

Dom Luiz parabenizou aos padres e também celebrou sua ordenação presbiteral  -  no próximo dia 10 de dezembro, completa 40 anos de padre - e disse: “ser padre é também estar a serviço da vida a começar pela Eucaristia e depois com a comunidade, olhar para a realidade, para as necessidades”. Ao final da celebração, um bolo personalizado com o nome dos 4 sacerdotes, foi entregue ao som de “parabéns pra você”.