09.11.2023

Missa celebra o centenário dos Agostinianos Recoletos em Cachoeiro de Itapemirim

Os primeiros frades chegaram à cidade no dia 12 de março de 1923

Na noite desta quarta-feira, 08 de novembro, às 19h, como tem sido feito desde o mês de abril deste ano (2023), as comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Consolação juntamente com a Paróquia Nossa Senhora da Penha, do Bairro BNH da Cidade de Cachoeiro de Itapemirim, realizaram uma Celebração Eucarística alusiva ao primeiro centenário da presença dos Frades Agostinianos Recoletos em Cachoeiro.

A Celebração Eucarística foi presidida por Frei Gustavo Barbiero Mello O.A.R. (Vigário Paroquial da Paróquia Santo Agostinho e São Januário da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro) e concelebrada pelo pároco Frei Silvestre Brunoro O.A.R. e pelo Frei Edson Barbosa O.A.R. (Vigário Paroquial da Paróquia Santo Agostinho e São Januário da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro), auxiliados pelos diáconos permanentes José Carlos Zóboli (Paróquia Nossa Senhora da Consolação) e Marcello Paulini Carvalho e Zenilton Falcon de Freitas  (Paróquia Nossa Senhora da Penha - BNH).

100 anos da presença dos Agostinianos Recoletos em Cachoeiro de Itapemirim

Os primeiros frades agostinianos recoletos chegaram à cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no dia 12 de março de 1923, a fim de atender uma solicitação do bispo diocesano do Espírito Santo – Dom Benedito Paulo Alves de Sousa – que soube da chegada de um grupo de religiosos no triângulo mineiro, sendo designado para assumir a Paróquia de São Pedro, o Frei Juan Ruiz, mais precisamente no dia 8 de abril de 1923.

Dentre outros fatos que marcam a presença dos agostinianos recoletos na cidade de Cachoeiro de Itapemirim nesse período inicial da história, constam nos livros de registros da Ordem: 1. Início de reforma da igreja matriz (atual Igreja Nosso Senhor dos Passos, mas à época, era a sede da Paróquia São Pedro) e 2. No dia 26 de julho de 1925 o lançamento da pedra fundamental da futura matriz da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, atual Catedral, com a presença do bispo diocesano do Espírito Santo e 3. A retomada da construção da Igreja de Santo Antônio, no Bairro Guandu, que temporariamente seria a sede da futura Paróquia Nossa Senhora da Consolação.

Dentre outros fatos que poderiam ser elencados, marca-se nessa história, após a entrega ao bispado do Espírito Santo da Paróquia São Pedro e a criação da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, no dia 8 de dezembro de 1953, a construção da Igreja dedicada à Mãe da Consolação, sendo a obra conduzida por Frei Antolin Rodriguez, cuja inauguração deu-se no dia 29 de maio de 1960.

Dentre outros fatos pastorais marcantes nessa comemoração destacam-se: a visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima a Cachoeiro de Itapemirim, ainda estando os frades Agostinianos Recoletos na administração da Paróquia São Pedro, após a criação da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, a visita, conduzida pelo servo de Deus, o Padre Vitor Coelho de Almeida, a imagem de Nossa Senhora Aparecida que esteve na Igreja de Nossa Senhora da Consolação, além da relíquia de nosso Pai Santo Agostinho, quando de sua visita ao Brasil.