11.11.2023

Inicia a 1ª Assembleia do Povo de Deus do Espírito Santo, em Vitória

Teve início na tarde desta sexta-feira, 10 de novembro, a Assembleia do Povo de Deus do Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Vitória, no Centro de Treinamento 'Dom João Batista'. É a primeira vez que essa assembleia, em âmbito regional, é realizada no Espírito Santo. O evento reúne 72 pessoas de todo o estado, dentre bispos; padres que coordenam a Ação Evangelizadora nas dioceses; coordenadores regionais das pastorais, organismos e movimentos e os coordenadores diocesanos dos Ministros Extraordinários. O tema central é a “Comunhão, Participação e Missão: caminho para a Igreja no Brasil".

O Bispo da Diocese de Colatina e presidente do Regional Leste 3 da CNBB, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, acolheu a todos e relembrou importantes acontecimentos deste ano na vida da Igreja, dentre eles o Sínodo dos Bispos. Ainda na abertura, os participantes da assembleia refletiram sobre o tema: Sinodalidade e pluralidade cultural: desafios teológicos e pastorais. A reflexão foi assessorada pelo professor Titular de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Edebrande Cavalieri. Em seguida, houve o momento de oração do Ofício Divino e Vigília.

Neste sábado, 11, o Ofício Divino das comunidades iniciou os trabalhos às 07h30. Logo após, Dom Paulo Dal’bo, bispo da Diocese de São Mateus, falou sobre os Projetos dos referenciais das Comissões – CPR. Em sua contribuição, dom Paulo falou brevemente sobre o trabalho realizado no primeiro dia de assembleia, focado na partilha da caminhada das dioceses. “Já demos um bonito passo ontem a tarde, mesmo cansativa, mas como é bom ver e escutar, e sinodalidade é escuta, tantas coisas bonitas que estão acontecendo em nossas dioceses.”

Dom Paulo também conduziu os trabalhos grupos, onde os participantes foram incentivados a analisarem: Quais Projetos precisamos implantar em cada Comissão?

À tarde, os participantes acompanharam a apresentação dos Grupos e uma Síntese do Assessor, o momento foi conduzido pelo Vigário Episcopal para Ação Pastoral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Pe. João Bastista Maroni que trouxe uma análise das Perspectivas e Metodologia Pastoral.

A Assembleia do Povo de Deus do Regional Leste 3 da CNBB segue até domingo, 12, em Ponta Formosa. Na Igreja Católica, o Povo de Deus é constituído por fiéis batizados: clero, vida consagrada e laicato. Todos, de diferentes formas, são chamados a testemunhar o amor de Deus pela humanidade.