11.11.2023

Inicia em Manaus o 5º Congresso Missionário Nacional

O Congresso Missionário Nacional deu início nesta sexta-feira, 10 de novembro

Mais de 800 missionários vindos dos quatro cantos do Brasil se reúnem em Manaus entre os dias 10 e 15 de novembro para uma imersão na realidade amazônica. Representam a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim o bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, o pároco da Paróquia São José do Calçado,  Pe. Antônio Valdeir de Queiroz e os leigos, Ana Maura do Rosário Machado (Paróquia Santíssima Trindade – Marataízes), Claudia Vetorazzi (Paróquia N. Sª da Penha – Castelo), Ubaldo Luis Batista (Paróquia N. Sª da Consolação – Cachoeiro). A quinta edição do Congresso Missionário Nacional deu início nesta sexta-feira, 10 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções e contou com uma Celebração Eucarística de Abertura presidida pelo Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler e concelebrada e por 42 bispos dos 19 regionais da Igreja Católica no País, além da presença do clero local.

Em sua homilia o presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler destacou a figura humana de Jesus e que todos aqueles vulneráveis não são números, são pessoas.

Após a Santa Missa, foi realizada a Solenidade de Abertura que contou com a participação do Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner; Secretária Geral da Pontifícia Obra da Infância, Ir. Roberta Tremarelli; Presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler; Presidente da Comissão para a Ação Missionária e cooperação intereclesial, Dom Maurício da Silva Jardim; representante da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Ir. Rosa Elena Cípres Diaz; Vice-presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), Monsenhor Zenildo Lima; Coordenador Continental das Pontifícias Obras Missionárias (POM), Padre Jafet Peytrequín; Diretora da POM, Ir. Regina da Costa Pedro.

Durante a solenidade de abertura, o Cardeal Leonardo Steiner, muito emocionado, recordou o saudoso Dom Sergio Eduardo Castriani, bispo emérito de Manaus que sonhava com este momento.

Os congressistas que chegaram ao espaço puderam contemplar um pouco da realidade amazônica por meio da apresentação de animais da floresta, frutos locais e elementos da cultura indígena presente no cotidiano dos manauaras. Na área externa do centro de convenções, pode-se encontrar vários stands de congregações, institutos, pastorais e movimentos.

Com o tema: “Ide, da Igreja local aos confins do mundo” e lema: Corações ardentes, pés a caminho, a programação contará com oficinas, grupos temáticos, palestras e momentos nas comunidades locais.