13.11.2023

Diocese de Cachoeiro Promove 1ª Assembleia Diocesana do Setor Juventude

Aconteceu no último sábado, 11 de Novembro, no auditório do Seminário Propedêutico Bom Pastor, em Cachoeiro de Itapemirim, a 1ª Assembleia Diocesana do Setor Juventude. Organizada pela equipe de coordenação diocesana, o encontro reuniu lideranças juvenis, representando os diversos grupos paroquiais, movimentos, associações e serviços, pastorais, novas comunidades e religiosas das congregações Irmãs Jesus na Eucaristia e Filhas de Maria Auxiliadora -  SMA (Salecianas)  que trabalham com a juventude.

O encontro responde a uma urgência pastoral indicada na 14ª Assembleia Diocesana de Pastoral que, aconteceu entre os dias 27 e 28 de outubro, em Jerônimo Monteiro. Na ocasião, foram votadas, entre diversos temas, novas diretrizes Pastorais Diocesanas para juventude.

“Diante de tudo que foi suscitado na 14ª Assembleia Diocesana de Pastoral, convidamos todos os coordenadores e membros dos movimentos juvenis para participar deste encontro onde, foi proposto, o Caminho Pastoral para Juventude da Diocese de Cachoeiro referente ao ano de 2024.” Explicou Rayane Espolador de Almeida, Coordenadora do Setor Juventude na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Durante a assembleia, houveram momentos de aprofundamento e partilha acerca da realidade juvenil presente no sul do Espírito Santo. Tema de estudo, os jovens aprofundaram o convite feito na Exortação Apostólica Pós-Sinodal - Christus Vivit no103, “Exorto as comunidades a fazerem, com respeito e seriedade, um exame da sua realidade juvenil mais próxima, para poderem discernir os percursos pastorais mais apropriados”.

Na oportunidade também foi apresentado o Projeto Diocesano para Juventude.

Para o Assessor do Setor Juventude da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Padre Josimar Azevedo Pirovani, “a juventude ali reunida era um belo horizonte de esperança para o futuro da nossa Igreja diocesana”. Além disso, fez memória dos diversos esforços de evangelização da juventude que, em todo Brasil, são realizados há décadas como resposta às necessidades da juventude que vai se atualizando.