16.11.2023

Termina em Manaus (AM), 5º Congresso Missionário Nacional

“Animação Missionária” esse foi o tema que norteou e último dia do Congresso Missionário Nacional que reuniu, entre os dias 10 e 15 de novembro, participantes de várias regiões do Brasil, no Studio 5 Centro de Convenções, na zona sul da capital amazonense.

Motivados a fazer uma igreja em saída, mais de 800 congressistas partilharam a vida e os desafios enfrentados de acordo com a sua realidade local. Na manhã desta quarta-feira, 15, manhã contou com painéis temáticos sobre a missão até os confins do mundo, as Pontifícias Obras Missionárias a serviço da missão universal da igreja e o painel temático sobre presença das obras na Igreja do Brasil.

“O texto base do 5° Congresso Missionário Nacional apresenta os confins do mundo, que não se resume a territorialidade geográfica ou os extremos do mundo, mas aquelas comunidades empobrecidas, marginalizadas e muitas vezes dentro de casa se encontra um confim, com a falta do diálogo e o abandono. São estes os espaços que mais precisam de atenção e de uma rede missionária”, destacou Padre Antônio Valdeir, representante da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Participam do evento, representantes de 279 dioceses da Igreja no Brasil e 43 bispos dos 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim estiveram presentes: o bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, o pároco da Paróquia São José do Calçado, Pe. Antônio Valdeir de Queiroz e os leigos Ana Maura do Rosário Machado (Paróquia Santíssima Trindade – Marataízes), Claudia Vetorazzi (Paróquia N. Sª da Penha – Castelo), Ubaldo Luis Batista (Paróquia N. Sª da Consolação – Cachoeiro).

A programação encerrou com uma noite cultural no Studio 5, com atrações musicais, danças folclóricas e comidas típicas.