Notícias

18.11.2023

Convento da Penha lança Trenzinho das Alegrias para acesso ao Campinho

Os passageiros embarcam em uma viagem pela história e belezas naturais do Convento


O Convento da Penha lançou nesta semana, mais um meio de transporte para acesso ao Campinho: o Trenzinho das Alegrias. O veículo com o formato de um vagão objetiva proporcionar um passeio contemplativo aos visitantes.

A ideia é que os passageiros do Trenzinho, especialmente as crianças, possam embarcar em uma viagem pela história e belezas naturais encantadoras do Convento, além de se divertirem com um trajeto mais voltado para o turismo religioso.

A passagem para acesso ao Trenzinho custa R$ 10 (subida ou descida) e poderá ser adquirida na portaria do Convento, onde também é possível comprar bilhetes para transporte das vans por R$ 7.

O funcionamento do Trenzinho será especialmente aos sábados, domingos e feriados, mas os Freis do Convento já analisam a possibilidade do veículo rodar todos os dias.

Para dezembro, período em que o Santuário recebe um número elevado de visitantes, a expectativa é que o Trenzinho realize diversas viagens todos os dias e não apenas aos finais de semana.

Frei Djalmo Fuck, Guardião e Reitor do Convento, enfatiza que o passeio vai possibilitar aos passageiros um contato com a natureza e com a história.

"O Trenzinho tem a finalidade de proporcionar aos turistas, um contato direto com a natureza, com a beleza da criação de Deus. Depois, num segundo momento, as pessoas vão conhecer mais sobre a nossa história, sobre a presença franciscana desde 1558. Essa viagem, que deve durar um pouco mais de 10 minutos, será um passeio contemplativo. Essa é a motivação principal. Viajar num passeio contemplando a presença de Deus na natureza e na criação que São Francisco tanto nos ensinou a amar", destaca.

O Guardião ainda ressalta que a iniciativa de construção do Trenzinho partiu da própria fraternidade e faz parte de uma série de ações que visam uma melhor acolhida.

"Geralmente os grandes monumentos ou cidades turísticas sempre possuem muitos atrativos. Em muitos lugares já existem 'trenzinhos'. Isso faz com que o visitante queira voltar. A partir disso, nós estamos promovendo várias ações para acolher melhor nossos visitantes e essa ação é uma delas".

 

 

Mais Notícias