18.11.2023

Diocese de Cachoeiro promove reunião dos vicariatos de pastoral, coordenadores e representantes leigos regionais

A reunião começou às 7h com a fala de Abertura dos trabalhos

Neste sábado, 18 de novembro, os padres, que atuam como Vigários Episcopais da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, reuniram-se no Seminário Propedêutico Bom Pastor, em Cachoeiro, para a reunião dos vicariatos de pastoral, coordenadores e representantes leigos regionais. A reunião começou às 7h com a fala de Abertura dos trabalhos, realizado pelo bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa.

“Esse encontro reúne representantes da nossa estrutura diocesana que tem a finalidade de facilitar o trabalho e o acompanhamento pastoral, descentralizando as atividades de mim (bispo). Criamos assim, não um afastamento, mas um elo de comunhão e partilha entre vocês padres, leigos e leigas, comigo.”

Após a Leitura das finalidades do CPR – Regimento dos Conselhos Diocesanos, aconteceu a leitura do Relatório da reunião anterior, de 20 de maio de 2023 e uma breve avaliação da atuação dos Regionais e dos Vicariatos e suas Equipes. Um café da manhã foi oferecido. Em seguida, A Assembleia Diocesana de Pastoral e o Plano Diocesano de Pastoral para 2024, 2025 e 2026 foram repassados.

Os representantes trataram sobre diversos assuntos, entre eles: as perspectivas para 2024, 2025 e 2026, a partir da Assembleia e do Plano Pastoral. Os padres encerraram a reunião com uma oração dirigida pelo bispo diocesano.

Os Vicariatos Episcopais são um instrumento evangelizador mais descentralizado. Colaboram para o atendimento às exigências da ação evangelizadora em cada grande área geográfica ou ambiental, organizando melhor o trabalho e as relações pastorais. Na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim há 5 Vicariatos: Ação Pastoral, Ação Social, Economia, Judicial e Comunicação.