Notícias

22.11.2023

Muticom 2023: No primeiro dia trás comunicação na formação da identidade das CEBs

o Mutirão de Comunicação Diocesano teve início na noite de ontem, trazendo momentos e reflexões importantes para quem faz a Comunicação


Um grande encontro começou nesta terça-feira, 21 de novembro, na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. O Muticom 2023, o Mutirão de Comunicação Diocesano teve início na noite de ontem, trazendo momentos e reflexões importantes para quem faz a Comunicação na Igreja e para a Igreja.

Com o tema “Comunicar Para Fortalecer as CEBs”, o evento conta com a participação de agentes da Pastoral da Comunicação de 18 paróquias em 14 municípios.

Já no início da tarde, houve a aguardada palestra Andréia Gripp, Teóloga, Jornalista e Professora. Doutora em Teologia Sistemática-Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica PUC-Rio.

Tratando do tema - O processo de comunicação na formação da Identidade da Comunidade Eclesial – Gripp falou sobre a importância do caminho sinodal que a Igreja vem percorrendo, para a comunicação no mundo digital.

“A ação pastoral na cultura digital é a ação de uma igreja que está inserida nesta nova cultura, sem deixar-se mudar completamente por ela (...) a igreja reconhece as potencialidades do ambiente digital, mas também suas limitações, por isso, ciente dessas características positivas e negativas, se insere nessa nova realidade, influenciando-a a partir de dentro”, destacou.

Perguntada sobre “como os representantes paroquias de pastorais podem ajudar na definição na identidade de cada comunidade eclesial?”, a especialista respondeu:

“Através do seu próprio testemunho, na sua inserção dentro da comunidade (...) devemos partir do princípio que estamos em um mundo pluralista: É um mundo plural, feito de pessoas diferenciadas e, sendo assim, nossas ações pastorais devem contemplar pessoas que são diferentes entre si.

A igreja na sua ação pastoral está inserida neste mundo global e plural, então também as CEBS, estão nesta realidade. Existem identidades diferentes que se diferenciam exatamente pelas particularidades locais de onde estão inseridas e das pessoas que compõem essas comunidades, sendo assim, são muitas as nuâncias que podem surgir da própria sociedade que oferece diferentes modos de agir, pensar e existir,” refletiu. 

 

 

Mais Notícias