Notícias

23.11.2023

Padre José Carlos Ferreira toma posse na Academia Cachoeirense de Letras

Eleito em 04 de outubro por unanimidade pelos membros votantes, José Carlos é o primeiro padre “imortal” da ACL.


O clérigo e jornalista José Carlos Ferreira da Silva, 53 anos, tomou posse na noite desta quarta-feira, 22 de novembro, na cadeira número 25 da Academia Cachoeirense de Letras (ACL), tendo como patrono Basílio Daemon Carvalho, quinto historiador capixaba, na ordem cronológica.

Eleito em 04 de outubro por unanimidade pelos membros votantes, José Carlos é o primeiro padre “imortal” da ACL. 

Segundo o jornalista e membro da ACL, Basílio Machado, num ambiente agradável, com música de qualidade, leitura de crônicas e pronunciamentos históricos, a sessão que aconteceu no auditório do Liceu Muniz Freire, “transitou no limite entre a formalidade e os belos saraus que simbolizam a tradição no universo literário.

Já no início da cerimônia, presidida pela acadêmica Marilene Depes, o público foi agraciado com apresentações da Banda Marcial Wilson Resende e do coral Vozes de Cachoeiro. Este último, regido pelo maestro Adilson Dillen e pela maestrina Fernanda Martins, emocionou a todos com interpretações impecáveis de músicas que marcaram gerações e levaram o público a uma viagem imaginária embalada pelas notas afinadas e refinadas dos coristas.”

Na sequência, foram entregues os prêmios aos cinco estudantes que melhor se classificaram no VII Concurso ‘Rubem Braga’ de Crônicas, promovido pela ACL, com apoio da concessionária BRK e do Hospital Evangélico de Cachoeiro (Heci). As premiações foram precedidas pela leitura das crônicas classificadas.

“Seria, talvez, o momento mais emblemático da sessão, não tivessem os novos acadêmicos se esmerado tanto nas leituras históricas dos seus patronos (Fernando Mota, José Cola e Basílio Carvalho Daemon). A eles, também precederam seus respectivos padrinhos, que se pronunciaram dando as boas-vindas aos novos imortais.”

O bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, participou de evento e, em pronunciamento, contou um pouco de sua passagem missionária pela África e teceu elogios a Cachoeiro e a ACL. 

Além do Pe. José Carlos as escritoras Olívia Batista Avelar e Maikely Teixeira Colombini tomaram posse na ACL e passam a ocupar as cadeiras 35 e 14 respectivamente.

 

● Padre José Carlos

José Carlos é escritor, jornalista, psicólogo, especialista em neuropsicologia e Mestre em Ciências da Religião.

Entre os anos 2001 a 2010, foi diretor geral da Rádio Diocesana e do Jornal Diocesano. Também dirigiu o Instituto Teológico “ Dom Luiz Gonzaga Peluso”.

Com experiência internacional, formou-se em Comunicação Social e Religiosa na cidade de Lyon, na França, no ano 2.000. Também possui graduação em Filosofia, pela PUC de Minas Gerais, entre outras especializações.

Atualmente, exerce a função de Vigário Episcopal para Comunicação e Pároco da Paróquia Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha), no bairro Independência, em Cachoeiro.

 

● Registros: 

 

 

Colaboração: Basílio Machado / Portal Notícias 24 horas. 

 

 

Mais Notícias