04.12.2023

No Convento da Penha, Bispo de Cachoeiro celebra na romaria das Ligas Católicas

O Convento da Penha, localizado em Vila Velha, recebeu neste domingo, 3 de dezembro (1º Domingo do Advento), mais uma edição da Romaria das Ligas Católicas do Espírito Santo. No encontro também foi comemorado o Dia Nacional do Liguista. As ligas são formadas por diversos grupos fiéis que falam da importância de adoração à Deus e a prática da devoção à Sagrada Família de Nazaré, “Jesus, Maria e José”.

O Encontro é estadual e reúne anualmente no Convento, as três Federações das Ligas: Arquidiocese de Vitória, Diocese de Cachoeiro e Diocese de Colatina. A Santa Missa da Romaria foi presidida pelo bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa.

“Tomemos os grandes exemplos que temos, a Sagrada Família. José, o Justo. Justo porque assumiu com coragem a parte que lhe cabia no processo da Salvação, não recusou Maria nem o Menino, acolheu e comprometeu-se. Descubramos na imagem de José essa justiça fundamental, o nosso compromisso. Maria, destaco o belo gesto de Maria: o sim! ‘Faça-se em mim segundo a Tua Palavra’. Jesus, não há poucas palavras para falar do significado. Em tudo fez a vontade do Pai, até as últimas consequências. Por isso, amigo liguista, olhando a Sagrada Família, vamos colocar em prática a nossa vocação primeira. Qual é nosso compromisso? Oração e trabalho cotidiano, pela santificação da família, por mais justiça em nossos lares, por mais solidariedade com aqueles que sofrem. Ouvi dizer que o compromisso do liguista é levar as famílias a Jesus, trazer a Sagrada Família a realidade das casas. Obrigado a você que vestiu a camisa e diz às outras pessoas: vale a pena acreditar, vale a pena confiar, vale a pena passar por um processo de conversão, vale a pena atualizar nas coisas do dia a dia este grande exemplo que é a Sagrada Família”, disse Padre Edson Alves, Missionário Redentorista e, ex-responsável pela Assistência Eclesiástica Nacional da Liga.