10.12.2023

Dom Luiz Fernando Lisboa completa 40 anos de Ordenação Presbiteral

A Missa em Ação de Graças acontece neste domingo (10) as 19 horas na Catedral de São Pedro

Um missionário, um pastor, um líder… Assim muitos fazem referência ao falar de Dom Luiz Fernando Lisboa CP, o atual bispo de Cachoeiro de Itapemirim que celebra, neste domingo, 10 de dezembro, os 40 anos de sua ordenação sacerdotal.

O desejo de ser padre surgiu muito cedo na vida de Dom Luiz. Nascido em uma família católica, o nono de doze filhos, percebeu cedo o chamado de Deus e decidiu que seria sacerdote. Acompanhado pela família, a vocação foi amadurecendo.

“Morávamos no interior, lembro-me das visitas que sempre recebíamos, quando celebrava em nossa comunidade, do nosso pároco; um Padre Dehoniano, seu nome era Benigno. Um homem alegre e de fé inabalável. Era um sacerdote fisicamente gordinho, assim como eu na infância. Fazendo uma comparação, meu pai passou a me chamar de Padre Benigno. E aquilo me despertou, de certa forma, uma atração. Desde então, dizia que seria Padre”, contou.

Da decisão de ir ao seminário até ser consagrado padre enfrentou, como qualquer pessoa, muitos desafios, mas Deus sempre lhe colocou no caminho pessoas que muito contribuirão nos seus momentos difíceis.

“Aos 19 anos, ingressei no seminário São Gabriel da congregação da Paixão de Jesus Cristo (Missionários Passionistas), em Osasco (SP); fiz meu noviciado em São Carlos (SP); depois fui para Curitiba (PR), cursei Filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) naquela época, chamada de UCP. Depois a Teologia, fiz no Instituto Teológico São Paulo (ITESP). Fui ordenado sacerdote em 10 de dezembro de 1983 na Igreja Matriz de Osasco, atualmente, Catedral de Osasco. Durante esses anos, por onde passei, o povo sempre foi muito acolhedor. Isso me ajudou muito”, explicou.

A ordenação sacerdotal de Dom Luiz ocorreu na Catedral Diocesana de Osasco (SP), no dia 10 de dezembro de 1983, pelas mãos de Dom Francisco Manuel Vieira, na época Bispo da Diocese de Osasco.

“Meu presbiterado foi marcado por muitas alegrias e, obviamente, muitas dificuldades como todo presbítero. Todo vocacionado em qualquer vocação enfrenta dificuldades. Houve momentos de desânimos e crises, mas as alegrias sempre foram infinitamente maiores”, disse.

Em sua humildade, decidiu ser padre por vocação e por amor ao evangelho mas, o Deus que surpreende cuidou de confiar mais responsabilidades ao Dom Luiz Fernando Lisboa que, além de padre, foi consagrado Bispo e Arcebispo, hoje atuante na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

“Ninguém imagina ser Bispo! Nunca pensei que isso poderia acontecer comigo. As pessoas brincavam comigo: como pode alguém sem rosto, corpo, barriga de bispo, ser nomeado? Também me perguntava isso… no início do ano de 2001, fui ainda como missionário Ad Gentes para a África na Diocese de Pemba, Moçambique, onde trabalhei por nove anos; retornei ao Brasil e trabalhei por quatro anos como pároco na paróquia Santa Teresinha de Lisieux, em Colombo, na arquidiocese de Curitiba. Porém, minha cabeça nunca saiu daquele pedacinho no norte de Moçambique. No meu coração, desejava voltar para lá. Mesmo no Brasil realizei campanhas para ajudar à aquelas pessoas. Em 12 de junho de 2013, o Papa Francisco me nomeou como Bispo de Pemba. Foi a segunda nomeação de Francisco como Papa. Minha posse aconteceu dois meses depois, e com muito amor servi por mais 7 anos e meio por lá”, explicou.

Em 11 de fevereiro de 2021 foi nomeado Bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Na mesma data o Papa Francisco concedeu a dignidade de Arcebispo a Dom Luiz Lisboa. Em 20 de março de 2021, Lisboa tomou posse como o Arcebispo-bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, sendo assim o 5º pastor a conduzir nossa Diocese.

“Se pudesse resumir meu presbiterado, episcopado ou cristianismo usaria a palavra ‘servir’. Posso não ser um bom servidor, mas sempre procurei estar a serviço da construção do Reino de Deus. Escolhi este dia (10 de dezembro) para ser ordenado por um motivo: É o dia mundial dos Direitos Humanos. Desde o tempo de seminarista, trabalhei na defesa dos Direitos Humanos. Esse é meu ministério: Servir a Deus cuidando de seus filhos”, comentou Dom Luiz que finalizou a entrevista completando: “agradeço a Deus pela oportunidade de servir em Moçambique, agradeço também, por estar aqui nessa bonita Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Sou muito feliz aqui também”.

◾ SERVIÇO: