05.12.2023

Representante da Diocese de Cachoeiro, participa de Seminário de Iniciação à Vida Cristã para Presbíteros, em Brasília

O encontro acontece na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF)

A Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove até amanhã, 06 de dezembro, o Seminário de Iniciação à Vida Cristã (IVC) para Presbíteros.

O encontro que acontece na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF), conta com a participação do assessor diocesano para Iniciação à Vida Cristã, Pe. Carlos Henrique Dias, representando a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

A iniciativa, segundo o assessor da Comissão, padre Wagner Carvalho, tem o objetivo de possibilitar, junto aos participantes, a construção de um subsídio sobre iniciação a vida cristã.

“Este será um seminário orientado por um subsídio que está em preparação por um grupo de peritos convidados pela Comissão. Desejamos ouvir experiências e consultar diversas realidades, para que o subsídio realmente responda aos anseios e aos desafios próprios do ministério presbiteral frente ao serviço à Iniciação à Vida Cristã”, explica a Comissão.

Nesta terça-feira, 05, segundo dia do Seminário, acontecem quatro conferências: “Iniciação à Vida Cristã na Comunidade”; “o presbítero e a Iniciação à Vida Cristã”; “IVC na perspectiva do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA)”; “IVC e questões do Direito Canônico: aspectos dos ministérios do presbítero e do catequista”.

“Um momento de reflexão sobre os ritos da catequese, sobretudo, para nos ajudar a compreender a dinâmica da IVC em nossas paróquias e comunidades (...) isso nos proporciona, cada vez mais, inovar do dinamismo pastoral, trazendo para nossa igreja diocesana, as diretrizes da CNBB para Iniciação à Vida Cristã”, contou Pe. Carlos Henrique.

Nesta quarta, último dia, os participantes farão uma visita à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida e participarão da última conferência sobre “IVC e Liturgia: ritos e entregas”.