07.12.2023

Pastoral da Juventude da Diocese de Cachoeiro apresenta nova Coordenação Diocesana

A PJ divulgou as frentes de trabalho para 2024

“Ela vem de dentro, de dentro ela vem, toda a energia que a PJ tem”. Este grito ecoa em todos os encontros da PJ, e ele representa exatamente o que rege a força da ação da Pastoral da Juventude. Uma Pastoral que ao longo dos seus 50 anos sofreu muitos embates, inclusive momentos em que se pensava, que se extinguiria, mas como é uma Obra Divina e não humana, ela sempre ressurgiu com mais força e mais resistência.

Representantes do setor juventude da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim estiveram na Paróquia São Geraldo Magela, em Bom Jesus do Norte, no sábado 02 de dezembro, para rezarem e refletirem os novos rumos desta Pastoral que, conta com uma nova Coordenação Diocesana para o biênio 2024/2025.

○ Coordenador: Kayc Rosa – Bom Jesus do Norte

○ Mídia Social: Thaís Favoreto – Marataízes

○ Secretário: Thiago Oliveira –  Rio Novo do Sul

Para Kayc, a PJ jamais poderá deixar de ser a si, pois sua essência nasce do Evangelho e este não muda jamais. Mas também, se quiser continuar sendo este instrumento poderoso de anúncio, precisará estar atenta aos espaços ocupados pela juventude.

“Trabalharemos ao longo de 2024/2025 naquilo que foi definido em Assembleia Pastoral Diocesana como prioridade: a juventude e a missão. Sobretudo em 2024, em comunhão com toda a Diocese, daremos continuidade ao trabalho de evangelização, trabalho esse, que nos fortalece sobretudo nos grupos das Comunidades Eclesiais de Base, desde as grandes matrizes até as CEBs do interior”, disse.

Com o desejo de registrar e sistematizar a caminhada da Pastoral da Juventude (PJ) na Diocese, Kayc fala sobre algumas frentes de trabalho:

“Um dos nossos objetivos é fazer que a Pastoral da Juventude alcance novas comunidades, novos públicos e, automaticamente, novos membros (...) Durante a Assembleia Diocesana de Pastoral se falou muito da missão e a PJ apresentará, ainda no primeiro semestre do próximo ano (2024), o projeto ‘PJ Missionário’, já estamos avançando nos preparativos junto a paróquia que acolherá esse projeto que estará levando o evangelho nas casas dos nossos jovens.”

A PJ também atua junto a sociedade, inseridos nos movimentos sociais, movimentos populares e outras organizações que lutam em defesa da vida e da dignidade humana. Em comunhão com a Igreja e sinalizando respostas aos clamores da juventude diocesana por subsídios atualizados, a PJ lançará o 2ª edição do subsídio Pastoral da Juventude.

“Nosso objetivo é lançar, no próximo ano, dois subsídios pastorais: um no primeiro e outro no segundo semestre de 2024. Com isso, vamos registrar e organizar a ação da PJ trazendo parte de sua história, seu projeto de evangelização e, também, as orientações que demarcam o nosso jeito de ser, crer e atuar”.