Notícias

09.12.2023

Diocese de Cachoeiro realiza repasse da Campanha da Fraternidade 2024

Cerca de 100 pessoas participaram do repasse neste sábado, 09, em Cachoeiro de Itapemirim


Há poucas semanas do Ano Novo, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim se prepara para vivenciar a Campanha da Fraternidade (CF) 2024.

Cerca de 100 pessoas participaram neste sábado, 09 de dezembro, no auditório do CEEMTI Liceu Muniz Freire, em Cachoeiro de Itapemirim, de um estudo e aprofundamento do tema da CF 2024. O evento contou com a participação do Vigário Episcopal para Ação Social, Padre Evaldo Praça Ferreira.

“Anualmente, no período quaresmal, a igreja nos apresenta seu tema e lema social e, neste ano (2024), a CF vem refletir sobre ‘Fraternidade e Amizade Social’ com o lema: ‘Vós sois todos os irmãos e irmãs’ (Mt 23, 8) Com isso, a igreja nos convida à lembramos que somos todos irmãos (...) Desejo que neste período que se inicia com a quaresma, possamos estar abertos à caridade, à solidariedade e ao amor fraterno.”

O encontro formativo possibilitou aos participantes compreenderem o objetivo da CF 2024, que convida a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e espaço (FT, n. 1), que interpela à comunhão e solidariedade, mostrando que a conversão passa pela experiência da humanidade, da aceitação do outro e da alegria do encontro que vem da ressureição de Jesus (parte do texto base CF 2024). Nessa perspectiva, os participantes desta formação foram instigados pelo assessor, Padre Vitor César Zille Noronha, a elaborarem gestos concretos para melhor viver a CF, tendo como compromisso de realizá-los na QUARESMA, como reunir a família para rezarem a novena da CF, visitar pessoas que estão afastadas da Igreja entre outros compromissos.

Sirley Camiletti Cardoso destacou que “a vinda do assessor foi um momento oportuno para aprofundar melhor sobre o que é a CF e compreendermos como a Campanha se articula nas dioceses, paróquias e comunidades, bem como a relação dela com a palavra de Deus”.

 

60 anos de campanhas no Brasil

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução.

A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

Entre os pontos principais da Campanha estão:

○ Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho.

○ Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária

O gesto concreto se expressa na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs.

Em 1961, três padres da Cáritas no Brasil, idealizaram uma campanha com o objetivo de levantar fundos para ajudar aos mais necessitados. Deram a esta ideia o nome de Campanha da Fraternidade, que foi realizada pela primeira vez na Quaresma de 1962, em Natal, no Rio Grande do Norte.

No ano seguinte, 16 dioceses do Nordeste realizaram a Campanha. E em 1964, foi lançada a Campanha da Fraternidade a nível nacional pela CNBB com o tema: “Igreja em Renovação”.

E completando seis décadas, a Campanha é um grande convite a nos convertermos para a prática da justiça social, da solidariedade, da partilha e do amor ao próximo.

 

 

Mais Notícias