09.12.2023

PASCOM divulga carta alusiva aos 70 anos da Paróquia Nossa Senhora da Consolação

As festividades seguem neste fim de semana

A Paróquia Nossa Senhora da Consolação em Cachoeiro de Itapemirim (bairro Guandu) celebrou nesta sexta-feira, 08 de dezembro, o Jubileu de 70 anos de sua fundação.

As festividades seguem neste fim de semana. Durante os dias acontecem missas, novenário e oração do Santo Terço. Após a Celebração Eucarística presidida por Frei Ademir João Garcia O.A.R. e concelebrada por Frei Silvestre Brunoro O.A.R., Frei Rildo Fonseca de Lima O.A.R., Frei Rodolfo Werneck O.A.R. a Pastoral da Comunicação (PASCOM) divulgou uma carta alusiva a data.

● Carta 70 anos da Paróquia Nossa Senhora da Consolação

O tempo insiste em avançar e nesse avanço cronológico natural do tempo, alguns podem dizer: 'Poxa! Mas já? 70 anos de história da Paróquia Nossa Senhora da Consolação?" Sim, é a resposta dada pelo senhor tempo e podemos imaginar o sorriso consolador da Trindade Santa e recordar, cf. 2° Pedro 3,8: "Porém, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia" e nem estamos celebrando mil anos de criação, então, apenas 70 anos.

Parece que foi ontem, que alguns podem sentir os passos e vigor das atitudes de Frei Antolin Rodrigues, primeiro pároco, que teve já nos primeiros anos em construir o grandioso, belíssimo e moderno templo religioso em honra à Mãe da Consolação.

São 70 anos de evangelização corajosa dos Frades Agostinianos Recoletos, muitos vindos da Europa para iniciar ou continuar a vida religiosa na quente Cachoeiro de Itapemirim, na calorosa Paróquia de Nossa Senhora da Consolação, calor que é produzida na vivência da Palavra de Deus no meio do povo que lhes foi confiado e calor do coração inquieto de Nosso Pai Santo Agostinho.

Talvez, a coragem desses Frades provém de Nossa Senhora, a partir do Sim dado a Deus para que o Verbo se encarnasse em seu seio materno e toda a história da Salvação se desenvolvesse, e o Sim dados por esses homens de fé a Deus para que deixassem seus projetos pessoais e fossem viver o projeto de Deus para suas vidas.

Coragem e confiança em Deus desses Frades Agostinianos Recoletos que passaram e estão à frente desta Paróquia que propõem à comunidade paroquial os trabalhos pastorais, mas também, abraçam e incentivam os trabalhos pastorais e de evangelização que nascem no meio do povo de Deus, do povo da Consolação.

Ah... Consolação! És a minha Consoladora! És a Consolação do povo de Cachoeiro de Itapemirim, que sempre correm à sua igreja em busca de aconselhamento, de paz, atendimento dos Frades quer seja nas celebrações dos Sacramentos, quer seja nos momentos de chegada ou no difícil momento da partida, e saímos consolados pelo olhar materno.

Foto: Andrá Fachetti - PASCOM

Texto: Gustavo Lins - PASCOM