11.12.2023

Seminaristas da Diocese de Cachoeiro participam de Solene Celebração Eucarística com a abertura da Ação Missionária em São José do Calçado

A ação missionária acontece de 10 a 24 de dezembro de 2023

Os seminaristas da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim participaram neste domingo, 10 de dezembro, da Solene Celebração eucarística com a abertura da Ação Missionária na paróquia São José, em São José do Calçado.

A ação missionária acontece de 10 a 24 de dezembro de 2023. Os 16 seminaristas da Diocese foram acolhidos pela Paróquia, no último Domingo (10). A missa foi presidida pelo pároco e assessor do Conselho Missionário Diocesano, padre Antônio Valdeir Duarte de Queiróz.

“Essa ação missionária fará bem para todos nós, enquanto paróquia e também para os seminaristas. A missão não é algo extraordinário, faz parte da normalidade da Igreja, da vida cotidiana, sabemos que a natureza da Igreja é missionária, desse modo, os futuros presbíteros da Igreja diocesana são formados para abraçarem a missionariedade em todo o seu sentido evangelizador. Neste ano, após  conclusão do semestre no Propedêutico (em Cachoeiro), nos estudos filosóficos e teológicos (em Vitória),  os 16 seminaristas farão uma bonita experiência de proximidade com a paróquia São José- São José do Calçado-ES, uma forma concreta de conhecer a realidade pastoral da paróquia e se confrontar no discernimento da vocação, sempre em vista do serviço ao povo de Deus. O Papa Francisco sonha com uma Igreja em saída, ele deseja que os “pastores do rebanho” tenham um coração missionário, próximos do Povo, conscientes do chamado e cooperadores da missão de Deus.  A ação missionária será um tempo de despertar nossos olhares, enquanto Comunidades para olhar e cuidar de todos, buscando nos formar com o carisma e a missão de Cristo, o Bom Pastor”.

No último domingo, representantes das Comunidades Eclesiais de Base participaram da Missa de Abertura, na Matriz. A acolhida aos seminaristas foi feita de forma calorosa, ao final da Celebração, os vocacionados ao presbiterado foram recepcionados pelas famílias que irão hospedá-los.

Fundamentalmente, este trabalho missionário foi apresentado pelo próprio Cristo, quando dizia: “estive com fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes” (Mt 25, 35-37).  Durante a presença na ação missionária, famílias serão visitadas, hospital, lar dos idosos, enfermos, jovens e crianças. Os seminaristas também irão presidir a Celebração da Palavra, participarem da Novena de Natal e viverem o dia da Comunidade Eclesial de Base.

"Ao longo dessa primeira semana missionária, os seminaristas contarão com a presença de outros irmãos, padre Clébson e mais dois jovens, o Igor e o Dyheferson da Paróquia São José, em Mimoso do Sul, a leiga Penha Vargas, de Alegre, juntamente com a Irmã Marlene e a Elisabeth, leiga consagrada, ambas da Paróquia Santíssima Trindade, em Marataízes-ES. Acompanhemos esse tempo de Comunhão, Participação e Missão, através da oração de tantos irmãos e irmãs, comprometidos com uma Igreja, toda ela sinodal."

Texto: Pe. Antônio Valdeir Duarte de Queiróz