11.12.2023

Paróquia Sagrado Coração de Jesus realiza Assembleia Pastoral em Itaipava

No último sábado, 09 de dezembro, na EEEFM Leopoldino Rocha, em Itaipava, Itapemirim, aconteceu a Assembleia Pastoral Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, coordenada pelo pároco Padre Ronaldo Borel e demais colaboradores.

O encontro contou com a presença de dezenas de representantes das Comunidades Eclesiais de Base, coordenadores das pastorais e movimentos da paróquia. Além de refletirem os últimos anos, foram assumimos alguns compromissos para os próximos anos, como projetos pastorais e projetos de cunho administrativo.

“O importante é começar! Não importa se vai demorar, importa é irmos nos transformando numa Paróquia, rede de comunidades, como comunidade eclesial sinodal”, destaca um trecho da carta de agradecimento assinada pelo pároco.

A Assembleia teve início com oração por todas as Pastorais e Movimentos, em seguida Padre Ronaldo apresentou a programação que foi assessorado pelo Vigário Episcopal para Ação Pastoral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Pe. João Batista Maroni.

“O Pe. Maroni assessorou nosso encontro, mostrando as expectativas da Diocese de Cachoeiro com o Compromisso Pastoral Diocesano Assumido na 14ª Assembleia Diocesana de Pastoral."

A Assembleia Pastoral Paroquial é o organismo mais importante para o exercício da corresponsabilidade e das decisões a respeito dos objetivos e metas prioritárias da ação evangelizadora de uma comunidade paroquial. É a instância na qual estão representados os Serviços, Movimentos, Entidades, Organismos e Setores da Pastoral da Paróquia. É sempre um momento muito importante da caminhada, onde se avalia e define os caminhos a serem percorridos, mediante as orientações da Igreja.