12.12.2023

Agostinianos Recoletos celebram 100 anos de presença missionária em Cachoeiro De Itapemirim

O ano de 2023 sagrou-se como tempo de intensa celebração para a Ordem dos Agostinianos Recoletos (O.A.R) e a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES): de Março a Dezembro de 2023, festejou-se o centenário da chegada dos primeiros frades agostinianos recoletos ao sul do Espírito Santo, encaminhados à região de Cachoeiro de Itapemirim a pedido do então Bispo de Vitória do Espírito Santo – Dom Benedito Alves de Souza, em 08 de Abril de 1923.

Com uma novena mensal, missas e convidados especiais a cada dia 08, a Ordem e a Diocese celebraram, a partir da Matriz Nossa Senhora da Consolação, a vinda missionária dos 3 primeiros frades que aqui se instalaram e trabalharam quando Cachoeiro de Itapemirim sequer era, ainda, uma Diocese - Frei Juan Ruiz del Carmen, Frei Enrique Arandia de São Nicolau de Tolentino e Frei Florentino Garcia - e os ricos frutos que os demais agostinianos e as comunidades a eles confiadas garantiram neste percurso recheado de missões e marcos que se sustentam até os dias de hoje.

Celebrando toda a missão e história, a Paróquia Nossa Senhora da Consolação, sede dos Agostinianos Recoletos em Cachoeiro de Itapemirim, reavivou a chegada, o início dos trabalhos humanos e catequéticos, a disposição, a obediência, a coragem e a visão espiritual privilegiada dos primeiros membros da OAR que vieram e de todos os que seguiram seus passos e construíram um caminho a partir da espiritualidade agostiniana: “Por amor de vosso amor, faço o que faço” (Santo Agostinho).

“Chegamos aqui antes da criação da Diocese de Cachoeiro. Acompanhamos toda caminhada pastoral que se dá aqui na região. Poder contribuir com a evangelização enriquecendo a diocese com o nosso carisma é sempre uma graça. O empenho de cada irmão, a evolução do processo de evangelização e ver as comunidades crescerem na fé só preenche o coração de alegria”, afirmou Frei Silvestre Brunoro O.A.R, atual pároco da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, em sua segunda passagem à frente da paróquia agostiniana.

Durante os festejos, a Paróquia acolheu novos e antigos paroquianos, inclusive das comunidades que foram fundadas ou derivadas dos Agostinianos Recoletos durante estes anos; recebeu a visita de frades de diversas gerações que viveram e trabalharam em Cachoeiro; contou com a presença pastoral do Bispo Diocesano, Dom Luis Fernando Lisboa CP; com a participação fraterna de Dom Andherson Lustosa, Bispo Auxiliar de Vitória e paroquiano inspirado em sua missão eclesial a partir dos bancos da Matriz da Consolação; celebrou na presença do Prior Provincial da Província São Tomás de Vilanova, Frei Javier Tello Vegas O.A.R; além de receber ministros de música, diáconos, ministros da Eucaristia e tantos fiéis leigos das comunidades que festejaram a história de comunidade com a Mãe da Consolação.

No último mês de festejos, a Paróquia Nossa Senhora da Consolação também festejou seus 70 anos de fundação, parte marcante da vida agostiniana nesta cidade e Diocese.  Segundo Frei Silvestre Brunoro O.A.R., “ver a comunidade cheia em cada dia da celebração nestes 9 meses foi o que mais me marcou. Vejo toda comunidade envolvida e se sentindo parte de grande obra. Não é somente história dos frades mas de toda paróquia, de toda cidade”.

“A vida feliz consiste em nos alegrarmos em Vós, de Vós e por Vós. Eis a vida feliz, e não há outra (...) O vosso servo mais fiel é aquele que não espera nem prefere ouvir aquilo que quer, mas se propõe aceitar, antes de tudo, a resposta que de Vós ouviu.” (Santo Agostinho, “Confissões”, X, 22/25).

Texto de Divulgação: Pastoral da Comunicação Paróquia N.S. da Consolação

Foto: André Fachetti – PASCOM Consolação