02.02.2024

Padre Beto comenta o 28º Dia da Vida Consagrada

Na Diocese de Cachoeiro há 22 religiosos de Congregações Masculina e 37 religiosas de Congregações Feminina

A Igreja celebra nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, o 28º Dia da Vida Consagrada. Por ocasião da data, o representante da CRB, núcleo Cachoeiro de Itapemirim, padre Roberto Luis Ferreira CP (Padre Beto), comenta a comemoração.

“Nós celebramos essa data hoje (2), porque é nessa data que a Igreja celebra a apresentação de Jesus no templo, quando se realizou o encontro com Simeão e Ana, o qual se entende como o encontro do Senhor com o seu povo, e também aconteceu o ritual de purificação da Virgem Maria. A Igreja recorda o Dia Mundial da Vida Consagrada nesta data, justamente por conta dessa cena evangélica, a considerar a vida consagrada como um encontro pessoal para nos consagramos à Cristo”, explicou.

A vida consagrada é composta por todos os batizados que se consagram a Deus através do rito da profissão ou da consagração de virgens. Estes fiéis comprometem-se a viver a pobreza, a castidade e a obediência através da emissão de votos ou promessas.

Os fiéis que respondem a esta vocação fazem parte de institutos de vida contemplativa de homens e mulheres em comunidades de clausura, institutos de vida apostólica em congregações religiosas masculinas e femininas, sociedades de vida apostólica, institutos seculares, ordem de virgens consagradas e novas formas de vida consagrada. Na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim há 22 religiosos de Congregações Religiosas Masculina (padres, frades e freis) e 37 religiosas de Congregações Religiosas Feminina (monjas e freiras). São eles:

Congregações Religiosas / Ordens Masculinas

● Ordem dos Agostinianos Recoletos – Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Muqui

● Ordem dos Ministros dos Enfermos – Camilianos – Cachoeiro de Itapemirim

● Companhia de Jesus – Jesuítas – Iconha

● Congregação dos Irmãos dos Pobres de São Francisco – Pequiá e Irupi

● Congregação da Paixão de Jesus Cristo – Missionários Passionistas – Cachoeiro de Itapemirim e Divino São Lourenço

● Ordem dos Frades Menores – Capuchinhos

Congregações Religiosas / Ordens Femininas

● Ordem da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo – Carmelitas – Soturno

● Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia (Colégio Jesus Cristo Rei) – Cachoeiro de Itapemirim

● Salesianas (Comunidade Filhas de Maria Auxiliadora / Vill'Agindo para Ser Feliz) – Cachoeiro de Itapemirim

● Irmãs dos Santos Anjos – Ibatiba

● Irmãs Milicianas de Cristo – Iúna

● Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário – Alegre e Marataízes

Este ano, o 28º dia tem como lema: Aqui estou Senhor, seja feita a tua vontade. Por ocasião desta data especial, o bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, celebrará uma missa nesta segunda-feira (05), às 18h30 na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim, com a presença de dezenas de consagrados e consagradas.

■ Serviço:

Data: 05 de fevereiro 2024