04.02.2024

Campanha da Fraternidade já mobiliza paróquias e comunidades na Diocese de Cachoeiro

“A Campanha da Fraternidade é, a cada ano, uma iniciativa concreta para realizarmos ações que testemunhem um profundo arrependimento e uma verdadeira conversão, em âmbito pessoal, comunitário, eclesial e social. Pois, a Quaresma é o tempo de sacrifício e penitência, mas é também um tempo de comunhão e solidariedade (...) cada um dos homens, na verdade, é chamado a compartilhar realmente os sofrimentos e as desventuras do todos os demais.”

O chamado do texto-base da Campanha da Fraternidade deste ano (2024) já repercute nas paróquias, comunidades da Diocese, nas quais têm acontecido formações sobre o tema da CF 2024 – “Fraternidade e Amizade Social” – e o lema "Vós sois todos irmãos e irmãs" (cf. Mt 23,8),.

▪️ Formações e Missas

Na Paróquia São Filipe, no bairro Aeroporto, em Cachoeiro de Itapemirim, o repasse da CF 2024 foi no sábado, 03. Na ocasião, dezenas de pessoas refletiram sobre a temática da amizade e conheceram projetos de paróquias e pastorais, como a distribuição de refeições e de cestas básicas.

Na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Jerônimo Monteiro o repasse também aconteceu no sábado, 03. As Comunidades Eclesiais de Base (CEBS) e seus setores pastorais, reuniram seus representantes para uma formação sobre a CF.

Em Piaçú, distrito de Muniz Freire, a formação sobre a Campanha da Fraternidade ocorreu no sábado, 03, na comunidade matriz.

Na Paróquia Santo André Apóstolo, em Aracuí, distrito de Castelo, aconteceu a primeira Formação Litúrgica de 2024 neste sábado, 03. A formação teve como objetivo o tempo quaresmal, todo o ciclo Pascal e a CF 2024.

Em Mimoso do Sul, na Paróquia São José, o repasse acontece neste domingo, 04, reunindo centenas de representantes das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e, seus setores pastorais no Salão Paroquial.

Na Paróquia Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha), no bairro Independência, em Cachoeiro de Itapemirim, o encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade aconteceu na manhã deste sábado, 03, no salão paroquial. Durante sua fala, o pároco, Pe José Carlos Ferreira da Silvia ressaltou a importância do tema da CF 2024.

Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Itaipava, balneário de Itapemirim, o repasse aconteceu neste sábado, 03, no salão paroquial da comunidade matriz reunindo dezenas de representantes das CEBs e Pastorais Sociais.

Em toda a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, boa parte das paróquias já realizou ou tem agendadas formações sobre a CF 2024. A missa de abertura da Campanha, na Quarta-feira de Cinzas, 14, acontece na Catedral de São Pedro. Às 9h, o bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, presidirá a missa de abertura da Quaresma na diocese, com o rito de imposição das cinzas.