07.03.2024

São Camilo e Diocese de Cachoeiro fecham parceria para oferecer Curso de Extensão Acadêmica sobre a Doutrina Social da Igreja

O curso de extensão é uma iniciativa pastoral do Vicariato da Ação Social

O Centro Universitário São Camilo e o Vicariato Episcopal da Ação Social da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim oferecerão, pela primeira vez, o Curso de Extensão Acadêmica sobre a Doutrina Social da Igreja (DSI). Esta oportunidade foi acordada nesta semana, após um longo período de preparação e análises entre as instituições.

“Apresentei o projeto ao padre Anisio Baldessin, reitor do Centro Universitário São Camilo que, apreciou e aprovou nossa iniciativa, acordamos assim, uma parceria inédita entre a São Camilo e a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim”, contou o Vigário Episcopal para Ação Social, padre Evaldo Praça Ferreira.

O curso de extensão acadêmica é uma das funções sociais do Centro Universitário São Camilo. Na qualificação será aprofundada a Doutrina Social da Igreja na sua dimensão histórica, sistemática e espiritual.

“Trata-se de uma abordagem que partirá de uma fundamentação em noções de Sagrada Escritura, Antropologia, Ética, História, Sociologia, dentre outras. Essa iniciativa é um dos objetivos específicos do nosso Projeto Pastoral do Vicariato da Ação Social e, em breve, divulgaremos mais informações aos interessados. Aguardem!”

● Doutrina Social da Igreja

A Doutrina Social da Igreja é o conjunto de ensinamentos contidos na doutrina da Igreja Católica que colocam a pessoa humana e a sociedade em relação sob a luz do evangelho e tem como objetivo “levar os homens a corresponderem, com o auxílio também da reflexão racional e das ciências humanas, à sua vocação de construtores responsáveis da sociedade terrena", segundo o Compêndio da Doutrina Social da Igreja.