08.03.2024

Bispo de Cachoeiro se reúne com representantes de países com conflitos pela extração de recursos naturais

Nesta sexta-feira, 08 de março, teve início o “Encontro dos Bispos que trabalham em realidades com conflitos pela extração de recursos naturais por parte de Empresas Multinacionais e que se encontram em Situação de Guerra”. O evento acontece com o apoio da SECAM (Conferências Episcopais de África e Madagáscar), em Accra, Ghana, África Ocidental.
A abertura se deu com uma missa presidida por Dom Inácio Saúre, bispo presidente da Conferência Episcopal de Moçambique. A cerimônia religiosa teve como concelebrantes principais o arcebispo de Accra, John Bonaventure Kwofie e Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, convidado ao evento.

O Bispo diocesano de Cachoeiro, Dom Luiz Fernando Lisboa, conta que na conversa que teve com o Papa Francisco, sugeriu para que ele convocasse um encontro para reunir os bispos das regiões em situação de guerra. “Antes de vir para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, no dia 18 de Dezembro de 2020, estive no Vaticano (Roma) a pedido do Santo Padre. Além de escutar a proposta de transferência, contei ao Papa Francisco tudo o que se passava em Cabo Delgado, sobretudo a situação da população sofrendo os horrores da guerra. Também aproveitei a oportunidade para sugerir o encontro.”

Na cerimônia de abertura, Dom Luiz foi convidado à compor a mesa e para contar como surgiu a ideia do encontro, qual a receptividade do Papa e quais foram os passos seguintes.

“À época fiz este pedido ao Santo Padre: promova um encontro dos bispos presentes nas regiões de conflitos e guerras, sobretudo no continente africano. Aqui na África ocorrem mais de 30 guerras. Ele aprovou da ideia e pediu para que a escrevesse em uma carta e enviasse ao Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral – nome dado para os departamentos do governo da Igreja Católica – eu escrevi e agora, com a benção do Papa Francisco, três anos depois, esse encontro está acontecendo,organizado pelo referido Dicastério e em conjunto com a SECAM”, explicou.

O evento reúne aproximadamente 40 participantes na SECAM, até 11 de março, dos quais a maioria são bispos. Também alguns leigos, homens e mulheres, participam dos trabalhos.

“Durante esta manhã também tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da realidade e desafios enfrentados pelas dioceses presentes neste encontro. Nesta tarde debatemos as alternativas para tentar resolver ou amenizar esses problemas.”

Além de Dom Luiz, o capixaba natural de Alegre, Dom Vicente Ferreira, bispo presidente da Comissão Especial de Ecologia Integral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participa do evento e, nesta sexta-feira, 08, fez um panorama sobre a mineração e conflitos de terra no Brasil e como a Igreja Católica atua neles.

“Sugeri aos organizadores que convidassem Dom Vicente Ferreiraporque, na CNBB, ele preside a Comissão da Ecologia Integral e Mineração e a partilha de outro continente poderia enriquecer o debate”, concluiu.

O encontro reúne bispos e representantes da Libéria, Gana, Nigéria, Uganda, República Centro Africana, Quénia, Congo (Kinshasa), Zâmbia, Malawi, Moçambique, Namíbia, Angola e África do Sul, além da participação especial dos bispos representantes do Brasil.