12.03.2024

Comissão Provisória da Pastoral Afro-Brasileira elege sua Coordenação Diocesana

A eleição aconteceu no Salão Paroquial de Guaçuí

A Paróquia São Miguel Arcanjo, em Guaçuí, recebeu neste mês de março, o Encontro da Pastoral Afro-Brasileira (PAB). O evento que aconteceu no Salão Paroquial, contou com a participação de representantes de diversas paróquias e contou com assessoria do padre Roberto Luís Ferreira, CP (padre Beto), Missionário Passionista e, com a participação da Comissão Provisória da Pastoral Afro-Brasileira na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

“O encontro tem como o objetivo alinhavar as ações da pastoral para o ano de 2024 e atender a solicitação do nosso bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa para a implantação da coordenação diocesana, visto que a comissão provisória já está com quase 2 anos”, diz um trecho da convocação para o encontro.

Na ocasião foi realizada uma eleição para a nova coordenação da PAB na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Foram eleitos, por unanimidade, como coordenadores: Zilma Santos da Silva (Paróquia Nossa Senhora da Consolação - Cachoeiro) e Dandara Dias de Oliveira (Paróquia Nosso Senhor dos Passos – Cachoeiro). A secretária eleita é: Sônia Cristina Freciano (Paróquia Nosso Senhor dos Passos - Cachoeiro).

O encontro também contou com momentos de espiritualidade e apresentações dos participantes, suas comunidades e paróquias.

● Pastoral Afro-Brasileira na Diocese de Cachoeiro

A Pastoral Afro-Brasileira surgiu na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim com a vinda de Dom Luiz Fernando Lisboa CP, em 2021. Dom Luiz Fernando foi missionário e, por quase 10 anos [2013 a 2021], bispo na Diocese de Cabo Delgado, em Moçambique, África. Registos apontam que, em diversas paróquias, já existiam a tradição de celebrar a Missa Afro, além disso, no Espírito Santo há uma forte presença de afrodescendentes. Dados do IBGE (Censo 2022) apontam que dos 78 municípios do Espírito Santo, 43 têm a maioria da população autodeclarada parda ou preta. Diante disso, o recém empossado bispo decidiu incentivar a implantação da pastoral Afro-Brasileira.

Na ocasião o então Frei Clébson Rodrigues foi nomeado assessor Diocesano da PAB e, imediatamente, reuniu um grupo de fiéis leigos de diferentes paróquias que juntos formaram a ‘Comissão Diocesana Provisória’. Nos dias 25 e 26 de junho de 2022, em Jerônimo Monteiro, foi promovido o 1º Encontro Diocesano de Formação da Pastoral Afro-brasileira da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, reunindo representantes de 17 paróquias. Em novembro de 2023, padre Beto foi indicado como assessor diocesano da PAB.

Nos últimos três anos, o Vicariato Episcopal para Ação Social da Diocese de Cachoeiro, juntamente com a Comissão Diocesana Provisória da PAB vem organizando diversas formações online, presenciais e encontros formativos nos oito regionais que compõe a Diocese de Cachoeiro.