13.03.2024

Igreja na África condena a exploração abusiva de mineração e dos recursos naturais que é uma causa de conflitos e sofrimento

Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo de Cachoeiro de Itapemirim, participou do encontro

O Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SCEAM) realizou um seminário internacional, abordando o tema “Conflitos em África no Contexto da Exploração dos Recursos Naturais e Minerais”, de 8 a 10 de março de 2024, em Accra, Ghana. Este evento significativo reuniu aproximadamente quarenta participantes, incluindo bispos, padres e leigos.

Participaram, do Brasil, Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo de Cachoeiro de Itapemirim–ES, que já foi bispo de Pemba, em Moçambique, e Dom Vicente Ferreira, bispo de Livramento de Nossa Senhora–BA e presidente da Comissão para Ecologia Integral e Mineração da CNBB.

Durante três dias, os participantes envolveram-se em discussões significativas que abordaram diversos tópicos relevantes. Estes incluíram a exploração de mineração e outros recursos naturais em África, reflexões teológicas, quadros legais e regulamentares, o compromisso da Igreja nesse âmbito, iniciativas de advocacia e estratégias para futuros empreendimentos. O foco era enfrentar os desafios complexos associados a essas situações, especialmente os conflitos e suas implicações decorrentes da exploração de recursos naturais.

Todos os participantes concordaram plenamente com a mensagem profética entregue por Sua Santidade, o Papa Francisco, durante a sua visita apostólica à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul, de 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023. Em seu apelo apaixonado, o Papa Francisco suplicou: “Mãos fora de África! Pare de sufocar a África: não é uma mina a saquear nem um terreno a pilhar. Que a África seja a protagonista de seu próprio destino!”

O Cardeal Ambongo, arcebispo de Kinshasa e presidente do SCEAM, ressaltou a situação paradoxal em que investimentos estrangeiros significativos em petróleo, gás, mineração e recursos naturais não beneficiam devidamente as populações locais do continente. Ele enfatizou a urgência de a Igreja na África adotar uma abordagem pastoral da ecologia integral e da conversão ecológica inspirada pela Doutrina Social da Igreja, especialmente em relação às indústrias extrativas.

Participantes de várias regiões da África, e além, discutiram os principais obstáculos relacionados à mineração e à exploração de recursos naturais no continente. Eles compartilharam experiências sobre as abordagens da Igreja a esses desafios em diferentes Conferências Episcopais e regiões do mundo. Diversas situações em todo o continente foram analisadas, resultando em propostas concretas para melhorar o futuro dos africanos.

Com informações de Rafael Simbine Júnior, Secretário-Geral do SCEAM à CNBB.