15.03.2024

Paróquia São Miguel Arcanjo realiza retiro anual

Estando no Tempo Quaresmal, quando somos convidados à penitência e conversão, e a Igreja no Brasil como nos últimos 60 anos apresenta a Campanha da Fraternidade de 2024 com o tema: Fraternidade e Amizade Social e o Lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs”; realizou-se o retiro anual da Paróquia São Miguel Arcanjo, na Casa de Encontro Mãe da Igreja, na cidade de Jerônimo Monteiro.

Mais de 120 representantes das 29 comunidades eclesiais de base da Paróquia São Miguel Arcanjo estiveram presentes no retiro e à luz do texto base da Campanha da Fraternidade de 2024, aprofundaram num exame de consciência e a uma conversão sincera, e ao fazê-los refletir que podemos e devemos viver “alargando nossas tendas” (cf. Is 54,2), melhorando as nossas vidas no pessoal, no comunitário-eclesial e no social.

A organização e orientação do retiro ficou sob a responsabilidade do diácono Marco Antonio Emery Costa, sua esposa Márcia e assessorados por uma equipe, que apoiados no texto base da Campanha da Fraternidade e na Encíclica Fratelli Tutti, levando os participantes do retiro a refletirem: O que é a amizade social? E o Papa Francisco nos responde: “É o amor presente nas relações sociais; é o amor como base da relação entre as pessoas e os povos”.

Encerrando o retiro no domingo com a celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Giovani Geraldo Quites pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, e após o almoço de confraternização com todos os participantes do retiro, que retornaram para suas comunidades no anseio de agirem como o bom samaritano: vê, sente compaixão e cuida.

Por: Diác. Marco Antonio Emery Costa

Paróquia São Miguel Arcanjo