21.03.2024

Padre Paulo Sérgio Mourão comemora 25 anos de ordenação presbiteral

A Missa em Ação de Graças foi realizada na Comunidade São José Operário

O Padre Paulo Sérgio Mourão, Pároco da Paróquia ‘Sagrados Corações de Jesus e Maria’, de Cachoeiro de Itapemirim, completou 25 anos de sacerdócio nesta quarta-feira, 20 de março. A Missa em Ação de Graças foi realizada na Comunidade São José Operário, presidida por ele, tendo ao seu lado o Bispo Dom Luiz Fernando Lisboa, CP e outros oito Presbíteros e três Diáconos. Também estiveram presentes seminarista, os conselhos de pastorais e um grande número de fiéis.

"A celebração foi linda”, afirmou Padre Mourão. “Completei 25 anos de ordenação presbiteral, com o coração agradecido a Deus pelo caminho percorrido”, afirma.

Ele conta que decidiu ir para o seminário aos 19 anos. Tinha um envolvimento na comunidade ‘Nossa Senhora da Imaculada Conceição’ de Piaçu, que na época pertencia à Paróquia ‘Divino Espírito Santo’ de Muniz Freire. “Nesta época o Monsenhor Anibal Ademar Vieira da Cunha era o Pároco de Muniz Freire. Lembro-me daquela figura simples que transmitia tanto amor e dedicação pela igreja, que comecei a me questionar: se este homem dedica sua vida para causa do reino, esse pode ser tambem o meu caminho! Nesta época, vivenciava aquela fase da juventude onde nos questionamos: o que farei e quem serei na vida? E foi no testemunho daquele Padre, que encontrei a resposta que veio com o despertar da vocação”, conta.

Foram 8 anos de preparação até a ordenação, e escolheu como lema ‘Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca' (Lc 5,1-11). “É um aprendizado diário, um tempo de discernimento. Não é porque alguém deseja ser Padre que ele será. Por isso, este é um tempo necessário de aprofundamento e compreensão do chamado de Deus. Participei dos encontros vocacionais promovidos pela Diocese e, em seguida, entrei no Seminário Bom Pastor em Cachoeiro, e no Seminário São João Maria Vianney em Vitória”.

Padre Mourão nasceu em Córrego Rico, localidade de Muniz Freire em setembro de 1971, neste ano (2024), festeja 53 anos de vida.

Baseado na experiência pessoal, Padre Mourão enfatiza: “O Ministério Presbiteral é um chamado de Deus. Tenho convicção disso! Se compreendo que Deus me chama ao serviço da igreja, a resposta precisa ser dada na experiência da fé. O chamado vem sempre de Deus, mas pode chegar em nossa vida por meio de alguém. O testemunho do Monsenhor Anibal foi teológico em minha vida, como instrumento para o chamado de Deus”.