24.03.2024

Missas e procissões do Domingo de Ramos marcam o início da Semana Santa em Cachoeiro

os devotos seguiram pela rua Costa Pereira até a Catedral

Dezenas de fiéis participaram da Missa de Ramos, neste domingo, 24 de março, na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim. A celebração faz parte do Domingo de Ramos que marca o início da Semana Santa para os católicos.

A Catedral iniciou as atividades da Semana Santa com a procissão. A concentração foi às 8h30, na Praça Jerônimo Monteiro. No local, o bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa lembrou às vítimas das fortes chuvas no Sul do Espírito Santo.

“Rezemos por aqueles que não puderam abençoar seus ramos hoje, porque perderam sua vida nas enchentes. Rezemos também por aqueles que não virão à missa neste domingo, porque estão limpando suas casas ou ajudando à aqueles que perderam tudo”.

Após a benção dos ramos, os devotos seguiram a pé pela rua Costa Pereira até a Catedral de São Pedro, onde foi celebrada a missa, por volta das 9h10.

Com o olhar e o coração voltados às vítimas das enchentes, Dom Luiz Fernando destacou a importância do caminhar juntos. “A bênção e a procissão de Ramos nos levam a olhar para Jesus, mas também para as pessoas que caminham conosco. A procissão, mesmo que breve, é marcada por esse caminhar juntos. Nós necessitamos muito de caminhar juntos, do encontro com os irmãos, mas também do encontro com Deus, sobretudo neste tempo tão desafiador. Ontem e hoje (Dias 23 e 24 de março), voluntários de diversas paróquias estão mobilizados e atuando no preparo de centenas de marmitex, organizando e distribuindo donativos e água. Que possamos continuar caminhando juntos na presença de Deus e com os irmãos”, afirmou.

◾ Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos é uma data móvel celebrada no domingo anterior à Páscoa. Nesse dia, que não é feriado, inicia-se a Semana Santa relembrando a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.

Conforme a narrativa bíblica, poucos dias antes do Domingo de Ramos, o povo tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia e estava maravilhado, pois tinha a certeza de que esse era o Messias anunciado pelos profetas. Porém, esse mesmo povo tinha uma ideia equivocada sobre Jesus. Pensava que, fosse um Messias político, libertador social, que iria arrancar Israel das garras de Roma e devolver o apogeu dos tempos de Salomão.

Em um dos trechos da Bíblia (Zacarias 9,9), a chegada foi anunciada: "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e trazendo a salvação, humilde, e montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta".

Segundo o ensinamento bíblico, o povo teria recebido Jesus com felicidade, colocando ramos de palmeiras e oliveira no caminho para ele passar, o que também foi descrito como hábito antigo, significando triunfo. Dessa forma, o Domingo de Ramos foi consagrado. Tradicionalmente, antes de entrar na igreja, os fiéis participam de uma procissão.

◾ Confira o horário das Missas em Cachoeiro de Itapemirim

▪ Catedral de São Pedro – Centro

7h, 09h, e 19h – Missas

9h00 – Benção dos ramos na Praça Jerônimo Monteiro e, logo após, procissão em direção a Catedral de São Pedro.

▪ Paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria – Nova Brasília

08h00 – Missa

07h30 horas – Concentração na Pracinha do Rotary (Nova Brasília) e, logo após, procissão em direção a Igreja São José (Zumbi), para Celebração Eucarística.

▪ Paróquia Nossa Senhora da Consolação – Guandú

Horários de Missas na Igreja da Consolação: 06h30min, 17h e 19h.

Setor 1: Concentração na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Teixeira Leite) às 08h00 e, logo após, procissão em direção a Igreja Nossa Senhora de Fátima (Ilha da Luz).

Setor 2:  Início às 7h30min, em frente da Igreja Santa Luzia (Vila Rica) e, logo após, saída em procissão para em direção à Igreja Santo Agostinho (Vila Rica)..

Setor 3 e 4: Início às 8h30min, em frente da Igreja Sagrada Família (Santo Antônio) e, logo após, saída em procissão para a Igreja Nossa Senhora da Consolação (Guandu).

▪ Paróquia Nossa Senhora da Penha – BNH

7h e 19h – Missas

18h00 – Benção dos Ramos na rua 13 e, em seguida, procissão em direção a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha.

▪ Paróquia Nossa Senhora das Graças – IBC

7h, 10h e 19h – Missas

07h00 – Concentração na comunidade Santa Mônica, logo após, procissão em direção a comunidade Santo Agostinho.

10h00 - Concentração nas proximidades da comunidade Cristo Rei, logo após, procissão em direção a comunidade local.

18h00 – Concentração na comunidade Sagrada Família, logo após, procissão em direção a Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças.

▪ Paróquia Nosso Senhor dos Passos – Independência

7h, 09h, 19h – Missas

Nos três horários, benção dos ramos em frente ao Centro Pastoral, logo após, procissão com destino a Igreja Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha) onde será celebrada a Eucaristia.

▪ Paróquia São Filipe – Aeroporto

8h e 18h30 – Missas

08h00 -  Benção e procissão dos ramos saindo da comunidade Santa Teresinha até a comunidade Santa Luzia.

18h30 - Benção e procissão dos ramos saindo da comunidade Nossa Senhora Aparecida até a comunidade São Sebastião.

▪ Paróquia São Sebastião – Aquidaban

08h e 19h – Missas

08h00 – Concentração na Praça Elísio Imperial e, logo após, procissão em direção a Igreja Matriz São Sebastião.

19h00 – Concentração na Praça Elísio Imperial e, logo após, procissão em direção a Igreja Matriz São Sebastião.

▪ Paróquia Sagrada Família – Soturno

08h e 18h – Missas

08h00 – Benção dos Ramos no Centro de Soturno e, logo após, procissão em direção ao Ginásio Enoch Moreira da Fraga.

18h00 – Benção dos Ramos nas comunidades do setor Santa Clara e, logo após, procissão até a praça em frente à Igreja Nossa Senhora Aparecida.

Veja o horário das Missas nas demais Paróquias AQUI.