Notícias

06.04.2024

Festa da Penha 2024: Vítimas das chuvas são lembradas na Romaria da Diocese de Cachoeiro

Cerca de 2,8 mil fiéis devotos estiveram presentes


A Romaria da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, também chamada de Romaria do sul do Espírito Santo, reuniu na tarde deste sábado, 06 de abril, cerca de 2,8 mil fiéis devotos de Nossa Senhora da Penha, de acordo com a organização da 454ª Festa da Penha, maior evento religioso do Espírito Santo. 

“Mesmo diante das dificuldades: chuvas, enchentes e tantos outros problemas, nos deixamos mover pela fé e alegria de Nossa Senhora e, assim como ela, celebramos o ressuscitado. Por isso, nossa romaria veio à casa da mãe agradecer”, disse o pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Castelo, Padre Marconi José de Andrade. 

As atividades começaram no início da manhã. Muitos romeiros deixaram suas cidades pouco depois das 7h. Durante o percurso os romeiros rezaram, cantaram e levaram suas intenções.

“Eu trouxe uma foto do casamento da minha filha. Ela e meu genro casaram-se em outubro e, logo depois, mudaram para Mimoso do Sul. Assim como tantos outros, eles também perderam tudo na enchente. Mas sei que Nossa Senhora esteve com eles. Estão vivos e bem, por isso, vim agradecê-la!” Contou a aposentada, Maria Augusta Thouzo. 

No destino final, a tradicional missa da romaria foi presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa. O bispo diocesano, falando sobre o trabalho voluntário do fiéis, ressaltou que testemunhar não é apenas presenciar um fato, mas também anunciar que esse fato aconteceu para que outras vidas possam ser transformadas.

“Visitando as regiões atingidas pelas chuvas, conheci muitas pessoas que perderam tudo, mas doavam o que lhe restou: seu tempo, ajudando voluntariamente outras vítimas da enchente (…) Quero agradecer a participação em massa da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim nesta festa. Sei que muitos não puderam vir, mas nós estamos aqui rezando por eles, por isso, lembramos os falecidos e todas às vítimas das chuvas e, nesta ocasião, vamos agradecer à Nossa Senhora que não nos abandonou. Agradecer também, a solidariedade das Dioceses do Espírito Santo e de tantas outras Dioceses pelo Brasil e de fora que se solidarizaram com nosso povo”, reconheceu o bispo. 

De acordo com a organização da Festa da Penha, a Romaria da Diocese de Cachoeiro tem 18 anos de tradição e é uma das maiores.

“Para nós é uma alegria muito grande ver nossa Diocese reunida, em romaria, aos pés do Convento da Penha, rezando o sacrifício da Santa Missa e oferecendo à Deus, louvores. Rendemos culto à Nossa Senhora das Alegrias, nesta oitava da Páscoa, porque quando Cristo morreu, ela sustentou a fé na Igreja e, hoje celebramos com alegria o ressuscitado junto de Nossa Senhora da Penha, toda a Diocese de Cachoeiro e o Estado do Espírito Santo”, disse o Diácono João Victor Preato.

 

 

Mais Notícias