Notícias

11.04.2024

Bispos do Brasil participam de retiro na 61ª Assembleia Geral da CNBB

O encontro se estende até 19 de abril, com a realização 21 sessões


Nesta quinta-feira, 11 de março, o episcopado brasileiro, reunido em Aparecida (SP) para participar da 61ª Assembleia Geral da CNBB, segue em retiro durante todo o dia.

Pela manhã, os bispos participaram da oração das Laudes e da Santa Missa, às 7h, no Altar Central do Santuário Nacional.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo cardeal Pietro Parolin, que também é o pregador do retiro dos bispos.

Hoje, entre as diversas atividades, às 10h30, o episcopado participaou também de uma Celebração Penitencial, e o retiro será concluído logo mais, no fim da tarde, com a Oração das Vésperas.

 

• Momentos de oração nas dioceses

Ontem (10), data de início do retiro, a Assessoria de Comunicação da CNBB incentivou as comunidades e paróquias do Brasil a promoverem momentos de oração pela 61ª AG CNBB e a compartilharem nas redes sociais usando a hashtag #EuRezoPelaAssembleiaDosBispos.

 

• O que é a Assembleia Geral da CNBB?

O encontro que se estende até 19 de abril, com a realização 21 sessões ao longo das duas semanas reúne cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores, bispos eméritos, administradores Diocesanos e representantes de organismos e pastorais da Igreja, que foram convidados. O bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa, também participa do encontro.

Discussões, estudos e decisões em torno de um tema central, escolhido previamente, além de várias reflexões de realidades apresentadas pelos próprios bispos, a partir das suas experiências vividas nas dioceses e arquidioceses espalhadas pelo Brasil. Cada bispo traz na bagagem suas vivências pastorais, conquistas e dificuldades para serem partilhadas com os demais.

Mesmo com realidades muito diferentes, seja da evangelização nos grandes centros urbanos ou em pequenas comunidades rurais, a linguagem e o espírito pastoral dos bispos se tornam únicos, pois expressam visivelmente a unidade na diversidade.

Segundo o artigo 27 do Estatuto Canônico da CNBB, a Assembleia, órgão supremo da CNBB, “é a expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”.

Reúne-se ordinariamente, uma vez por ano e, extraordinariamente, quando para fim determinado e urgente, sua convocação for requerida (cf. art. 31 do Estatuto Canônico da CNBB).

 

 

Mais Notícias