13.04.2024

Formação reúne secretários das CEBs e agentes da Pascom na Área Pastoral 6

A iniciativa faz parte das ações formativas do Vicariato para Comunicação

Dezenas de secretários e secretarias das Comunidades Eclesiais de Base (CEBS) e paróquias que compõem a Área Pastoral 6 (Regional VI) da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim participaram neste sábado, 13 de abril, do Encontro Regional da Pascom organizado pelo Vicariato Episcopal para Comunicação. A iniciativa faz parte das ações formativas do vicariato e aconteceu no Salão Paróquia da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Celina.

“Esta é nossa quarta formação presencial junto aos secretários. Nos últimos meses estivemos reunidos com representantes das Áreas Pastorais 01, 02, 04 e 08”,  explicou o assessor de comunicação da Diocese de Cachoeiro, Kelvyn Mantuan.

O encontro iniciou com um  momento de espiritualidade conduzido pelo Vigário Episcopal para Comunicação, Padre José Carlos Ferreira da Silva. O presbítero falou sobre o papel dos secretários como agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom). Segundo o religioso, os secretários não podem exercer apenas responsabilidades administrativas, mas serem evangelizadores Pastorais.

“O secretário é essencialmente um agente Pascom afinal, geralmente são os primeiro a comunicar”, explicou.

O presbítero também detalhou a diferença entre comunicação interna e externa. "Pensar em comunicação é parte indispensável para evangelização, entretanto, é preciso vê-la sob dois espectros distintos: a comunicação externa e interna. Ambas são importantes para o trabalho pastoral."

Na sequência, a formação sobre o Diretório Nacional da Pascom Brasil foi conduzida pela Coordenadora da Escola Diocesana de Comunicação, Ana Cristina Pereira.

Ana Cristina destacou a importância de se compreender a comunicação como um todo, para que ela seja eficaz na evangelização e a Pascom não seja resumida apenas a tirar fotos, alimentar redes sociais e ações pontuais. Ela chamou atenção para quatro eixos da Pascom (espiritualidade, formação, articulação e produção) e afirmou a importância da dimensão da escuta no processo de comunicação.

Ao final do encontro, a Coordenadora Paroquial da Pascom de Alegre, Angélica Pedroza, foi eleita para a função de Coordenadora Regional da Pascom para a Área Pastoral 6 (Regional VI).

A formação reuniu as paróquias São Miguel Arcanjo (Guaçuí), Sagrado Coração de Jesus (Divino de São Lourenço e Ibitirama), Nossa Senhora Dores (Dores do Rio Preto), Nossa Senhora de Lourdes (Celina), Nossa Senhora da Penha (Alegre).